Demorei muito para aprender a fazer pão, mas agora que consegui e de forno novo quero testar vários tipos. A experiência da vez foi com recheio de presunto, queijo, tomate e manjericão seco. Achei a massa insossa – problema recorrente nas minhas preparações, tenho que perder o medo de salgar demais. O recheio também merecia um algo a mais.
Depois de misturar todos os ingredientes achei a massa muito pegajosa e adicionei mais farinha, mas quando comecei a sovar percebi que nem precisava, era só trabalhar a massa mais um pouco. É rico e gostoso ir aprendendo aos poucos, a cada preparo aguçar a sensibilidade dos dedos, o olfato, o paladar.
Além desse aperfeiçoamento dos sentidos, cozinhar também nos obriga a exercitar a paciência, algo importantíssimo para uma pessoa ansiosa como eu. Ah, e também a disciplina, principalmente na confeitaria, não dá pra inventar muita coisa em determinados preparos. Já até falei sobre isso né!


1 sache de fermento biológico seco (10g)
2 colheres de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno (35o a 38o C)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal (experimente colocar um pouco mais)
½ xícara (chá) de óleo
1 e ½ colher (chá) de manjericão seco (se preferir use orégano)
2 ovos
2 tomates pequenos sem semente em cubinhos
1 xícara (chá) de queijo mussarela picado
1 xícara (chá) de presunto de peru picado
1 gema para pincelar

Misture o fermento diretamente na farinha. Acrescente o açúcar, o sal, o óleo, o manjericão, os ovos e o leite e misture bem, até que a massa se solte das mãos. Sove a massa por cinco minutos e deixe crescer, num local quente, até que dobre de tamanho. Abra a massa com um rolo de massa e espalhe os ingredientes restantes sobre ela. Enrole a massa e o recheio como um rocambole. Pincele a gema e leve ao forno desligado por 30 minutos, em seguida asse a 180o C por 40 minutos. Sirva quente ou frio.