sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ensopado de merluza com ervilha e batata



Há alguns dias me atrevi a ser chef no aniversário dos meus primos Isaac e Larissa. Para o menu, contra-filé assado com mostarda e sálvia e ensopado de badejo com batatas. A preparação foi razoavelmente tranquila, apesar do baile que o forno me deu, atrasando o serviço (a culpa é sempre do forno).

O problema foi que os pratos ficaram insossos. Todas as ervas e condimentos que usei seguraram o sabor, mas o sal realça muito mais, não tem discussão. Não foi o resultado que eu esperava, mas me ajudou perceber vários detalhes que preciso aprimorar(e que minha paixão é, de fato, a confeitaria). Pelo menos a salada e o bolo estavam ótimos rsrs.

toda montada =) rsrsrs
Para não me deixar por vencida, resolvi preparar as receitas novamente aqui em casa, e hoje foi o dia do peixe. A receita original (que está no livro O mundo na cozinha de Gordon Ramsay: uma viagem gastronômica pelas mais saborosas receitas de dez regiões planeta) não pede badejo, mas sim merluza basca. Como não tem por aqui escolhi o badejo para o aniversário. Desta vez não encontrei o badejo e optei pela merluza comum mesmo.

O prato é originário da Espanha e cai bem com arroz branco ou somente pedaços de pão para ajudar a limpar o prato, como o próprio Gordon (eu super íntima!) sugere. Não servi o pão – grande erro, pois pede mesmo uma textura mais firme para acompanhar. Ah! Adivinha? É fácil de preparar!

Ensopado de merluza com ervilha e batata 

Ingredientes (vou colocar as medidas do que preparei aqui em casa)

peixe e ervilha prontos para mergulhar na panela
500g de filé de merluza, sem espinhas e cortada em pedaços médios
16 batatinhas (aquela pequenina usada em vinagretes)
1 alho-poró em rodelas finas (só o talo hein!)
4 dentes de alho fatiados
6 colheres (sopa) de azeite
1 colher (rasa de chá) de páprica doce
acho lindas as rodelas de alho-poró
100ml de saquê (o Gordon Ramsay usa vinho branco seco)
200g de ervilha congelada
sal e pimenta-do-reino  

Modo de preparo 
Frite o alho em 4 colheres de azeite. Quando estiver levemente dourado, retire do fogo e aguarde um pouco para acrescentar a páprica e em seguida o saquê. Reserve para que os sabores se misturem. Leve o alho-poró, as batatas e o restante do azeite à uma caçarola. Cubra com água, tempere com sal e pimenta, acrescente a mistura de alho, azeite, páprica e saquê e leve ao fogo. Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Verifique o ponto das batatas, pois elas ainda ficarão mais tempo no fogo e não podem cozinhar demais. Acrescente os pedaços de peixe e as ervilhas e deixe por mais 5 minutos depois ferver novamente. O suficiente apenas para cozinhar o peixe e as batatas. Ajuste o sal e a pimenta. Siga o conselho do Gordon e providencie bastante pão (minha sugestão é o bom e velho francês ou o italiano, ele indica o rústico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares