sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O doce mais doce


Existe doce mais doce que o doce de batata-doce? Pergunta capciosa.. e fácil de responder: claro! Mas vale a brincadeirinha mesmo assim. Aqui em Sergipe há uma fábrica que produz um delicioso doce de batata-doce, mas para fazer um charme resolvi prepará-lo em casa para presentear meu primo André, que fez aniversário na última quinta-feira, 18, e sempre pede doce de batata-doce no amigo secreto da família.

Como estou sem internet em casa recorri apenas aos livros que tenho para encontrar uma receita. Por ser um doce bem tradicional procurei logo no Dicionário do Doceiro Brasileiro. E lá estavam a batatada e as batatas-doces. Usei as duas como base; o ponto de uma e as medidas da outra. Gostei bastante do resultado. Ficou bem doce. Com a proporção de um para um entre batatas e açúcar não poderia ser diferente.

Depois de cozinhar, descascar e amassar meio quilo de batata-doce, preparei uma calda com meio quilo de açúcar demerara e metade deste volume de água (ajuste o açúcar a seu gosto, na próxima vez vou experimentar com um pouco menos). Quando o líquido atingiu 100oC acrescentei as batatas amassadas e deixei ferver. Neste momento é preciso tampar a panela, deixando apenas um vão para o vapor subir.
a raspa do tacho =)
 O doce borbulha bastante, se não tampar uma parte o chão da cozinha vai virar banquete para formiga.


O doce vai “secando” aos poucos. Desligue na consistência desejada. Eu prefiro mais firme. Mas cuidado para não queimar. Meu conselho é que se coma com parcimônia, para não enjoar. Experimente acompanhar com queijo. Eu gosto do prato, mas pode ser de coalho, minas, depende do gosto e da consciência para equilibrar o açúcar e a gordura, quanto mais salgadinho melhor. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares