Existe doce mais doce que o doce de batata-doce? Pergunta capciosa.. e fácil de responder: claro! Mas vale a brincadeirinha mesmo assim. Aqui em Sergipe há uma fábrica que produz um delicioso doce de batata-doce, mas para fazer um charme resolvi prepará-lo em casa para presentear meu primo André, que fez aniversário na última quinta-feira, 18, e sempre pede doce de batata-doce no amigo secreto da família.


Depois de cozinhar, descascar e amassar meio quilo de batata-doce, preparei uma calda com meio quilo de açúcar demerara e metade deste volume de água (ajuste o açúcar a seu gosto, na próxima vez vou experimentar com um pouco menos). Quando o líquido atingiu 100oC acrescentei as batatas amassadas e deixei ferver. Neste momento é preciso tampar a panela, deixando apenas um vão para o vapor subir.
![]() | |
a raspa do tacho =) |
O doce vai “secando” aos poucos. Desligue na consistência desejada. Eu prefiro mais firme. Mas cuidado para não queimar. Meu conselho é que se coma com parcimônia, para não enjoar. Experimente acompanhar com queijo. Eu gosto do prato, mas pode ser de coalho, minas, depende do gosto e da consciência para equilibrar o açúcar e a gordura, quanto mais salgadinho melhor. Boa sorte!

Nenhum comentário:
Postar um comentário