sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Torta de figo



“Tanto tempo longe de você
Quero ao menos lhe falar
A distância não vai impedir
Meu amor de lhe encontrar...
E para me aprochegar de mansinho matutei algo bem especial. Encontrei figos frescos (e comíveis!) no GBarbosa do Riomar e fui atrás de alguma receitinha na internê. Na busca surgiram alguns pães bem apetitosos, mas havia apenas um pouco de leite aqui em casa e nada de nozes ou amêndoas e tive que descartar essas opções – páginas devidamente guardadas nos Favoritos para uma próxima oportunidade. Por sorte achei um bolo que leva apenas 50g de leite.
Sempre gostei muito de figo fresco. Não curto muito quando em calda; ele perde o sabor e a textura tão característicos da fruta. Aliás, perde até a beleza, as cores lindas e o formato fálico da metade. Enfim, não podia deixar aquelas belezinhas lá, esperando algum fungo ou mãos insensíveis para danificá-las no despreparo dos olhos. Tem gente que sai apertando as frutas todas para saber se estão boas. Mas cores, peles e cascas avisam sobre a maturação.
Além do preparo fácil – não precisa de batedeira nem de liquidificador –, o sabor do figo é predominante no bolo! Parece bobo dizer isso, mas alguns ingredientes acabam mascarados por outros em certas preparações. Esta receita pede canela, que se usada em exagero é um desses ‘ladrões’ de sabor. Mas neste caso, até a suculência do figo perdura no bolo já assado. Excelente companhia para um chá ou um suco. No café da manhã é uma deliciosa surpresa =).

Torta de figo 
Ingredientes 
150g de farinha de trigo
100g de açúcar (escolha o tipo a seu gosto: mascavo, demerara, refinado..)
2 ovos (em temperatura ambiente, sempre)
50g de leite (são gramas mesmo, meça na balança)
25g de azeite (azeite!)
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó
Um pouco de canela em pó
500g de figos frescos (eu tinha apenas 400g) cortados ao meio ou em quatro, depende do tamanho

Modo de Preparo 
Pré-aqueça o forno a 200o C. Misture todos os ingredientes numa tigela, exceto os figos. Despeje numa forma de 24cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Disponha os figos sobre a massa com a pele voltada para baixo. O conteúdo é reduzido, mas a massa cresce, não é preciso se preocupar. O tempo médio é de 30 minutos de forno, mas depende da potência de cada um. Bom apetite! E boa sorte para encontrar as frutas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares