sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sobrecoxa de frango à Barcelona

Esta semana preparei alguns almoços para minha tia Gilvânia, mãe da minha afilhada Rafaela. No primeiro dia servi sobrecoxas de frango à Barcelona e talharim com molho béchamel. Fui aprovada =) Mas sabe como é família.. para eles eu sempre fui linda, veja só! Rsrs..

Bom, o prato realmente é saboroso. E bem colorido, dá um toque a mais à mesa. Fácil de preparar permite vários tipos de acompanhamento. Se sobrar, ainda rende uma sopinha reconfortante mais tarde. Dica da tia Gilvânia =).

No segundo dia preparei um estrogonofe de carne. Mas nem vou colocar a receita aqui pois ficou duro!! Definitivamente estrogonofe só de filé mignon. Tem cozinheiro que consegue amolecer a carne, mas eu preciso da ajuda da natureza.

Para o último dia algo especial. Codorna assada. O Dani e minha tia Neném fizeram a propaganda pra mim e minha comensal disse que esse ela não dispensava do menu =).

Para meu alívio e alegria, tudo saiu bem (apesar do estrogonofe, que também virou sopa à noite!). Este sábado tem jantar para 20 na casa da tia Socorro. É aniversário dos meus primos Isaac e Larissa. Vai ter família cobaia e tia encorajadora assim lá em casa!

Sobrecoxa de frango à Barcelona

 
Ingredientes (para cada 4 porções)
1 kg de sobrecoxa de frango
1 pimentão verde em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 pimentão amarelo em rodelas
1 cebola em rodelas
2 tomates em rodelas
8 dentes de alho em metades
5 unidades de azeitona preta sem caroço
5 unidades de azeitona verde sem caroço
1 copo de vinho branco
1 xícara (chá) de azeite
quanto baste de sal

Modo de preparo
Tire o osso da sobre-coxa e corte a carne em tiras não muito finas. Refogue 1 dente de alho amassado numa frigideira com um pouco de azeite e sal. Frite um pouco as tiras só até que elas percam a coloração de carne crua. Distribua as tiras no fundo de um refratário e, por cima, acrescente os pimentões, os tomates, a cebola, as azeitonas e os dentes de alho. Salpique sal a gosto. Regue com azeite e por último com o vinho. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos em fogo médio e por 30 minutos em forno alto.

Talharim com molho bechamel


Ingredientes molho
30g de manteiga
30g de farinha de trigo
750ml de leite
sal e noz-moscada

Modo de preparo
Derreta a manteiga em fogo baixo numa panela de fundo espesso. Junte a farinha e misture com um fouet por 3 minutos. Acrescente o leite frio sem parar de mexer até começar a ferver em fogo médio. Abaixe o fogo e deixe por mais dez minutos misturando frequentemente. Se desejar uma consistência mais líquida acrescente leite até o ponto desejado. Tempere com sal e noz-moscada.

Prepare a massa conforme a embalagem. Tome cuidado para que massa e molho fiquem prontos ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares