domingo, 21 de junho de 2020

Caldinho de sururu fácil

Essa delícia tem o preparo super fácil =}

Depois de ter conseguido fazer um caruru delícia, tive coragem para me aventurar no preparo de um caldinho de sururu. E não é que é fácil de fazer! E ficou muito gostoso também. Estou bem orgulhosa e agradecida por essas inspirações =}.

Não tem mistério mesmo, viu! Ingredientes frescos refogados, é só. Aproveitei um dia de refúgio no sítio da família do meu marido e fui para a beiro do fogão à lenha. A ideia era servir como moqueca acompanhada de arroz integral e salada, mas findou sendo consumido como caldinho, com limão e pimenta. Ah que saudades da praia... Caldinho de sururu é meu petisco favorito de frente para o mar.

INGREDIENTES
1 kg de sururu
1/2 xícara de azeite de dendê
1/2 xícara de azeite de oliva
6 dentes de alho bem picados
2 cebolas cortadas em cubos  
8 tomates maduros cortados em cubos, sem sementes
4 pimentas de cheiro cortadas em rodelas 
1 litro de leite de coco (que eu fiz a partir de 300g de coco ralado)
1 maço de coentro picado
Sal a gosto
Páprica doce a gosto
Pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
Deixe o sururu de molho em água e 1/2 xícara de sumo de limão. Aqueça uma panela de fundo largo e grosso. Despeje o azeite de dendê e o azeite de oliva. Faça um refogado com o alho, em seguida a cebola e depois o tomate. Acrescente a páprica, a pimenta do reino moída e o sal. 
Escorra o sururu da água com limão e leve-o à panela. Mexa bem para envolver todo o sururu no refogado. Despeje o leite de coco e mexa. Quando ferver acrescente o coentro e a pimenta de cheiro. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Se necessário, acerte o sal. Prontinho! Sirva em copinhos ou xícaras, ofereça limão e pimenta.

*Sobre o leite de coco: bati no liquidificador 300g de coco ralado e 1 litro de água quente; coei num pano de prato. Cuidado para não se queimar. Quanto mais espremer o pano, mais encorpado será o leite ;-).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares