sexta-feira, 1 de julho de 2011

Creme de leite fresco

 
Este é um ingrediente bem especial. O creme de leite fresco dá uma textura única a bavaroises, musses e doces cremosos em geral. Logicamente dá muito sabor também, afinal é basicamente manteiga. E a partir dele conseguimos o chantili, delicioso quando bem docinho, com frutas, sorvetes e tudo mais.

Ser basicamente manteiga traz um problema. Se passar do ponto enquanto é batido, o crème passa de chantili a literalmente manteiga em poucos segundos. A temperatura é um fator que também pode desandar o chantili. Só dá para montar o chantili se o crème de leite estiver bem gelado. Depois de batido o chantili precisa ser mantido gelado, senão desmonta.

Na última semana fiz duas preparações com chantili, ambas com morango no recheio. A primeira era um rocambole, a segunda, um bolo de chocolate recheado. As duas ficaram deliciosas, mas com baixíssimo apelo visual. Traduzindo: feias.

^   A textura do chantili ficou ruim e ele desmontou em minutos
Depois das duas experiências percebi o porquê de ninguém cobrir bolos com chantili de verdade. Sempre são aquelas preparações industrializadas ou glacês, muito mais estruturados. Eu imaginava que a alternativa era sempre pelo custo. Bobinha. A confeitaria é bem complexa. Preciso estudar muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares