segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bolo de chocolate pra Rafinha

Gosto de fazer o bolo no meu aniversário. Até os 11 anos era minha mãe quem os fazia. Um dos vazios que ela deixou ao morrer foi esse. E todo aniversário fico mais perto dela quando cozinho pra mim. Passei a fazer também o bolo de aniversário do meu pai e do meu irmão. Logo já estava fazendo pra namorado, sogra, tios....  filha. Minha especialidade é pão-de-ló com creme branco e recheio de abacaxi. Sempre muito elogiado na família.

Foram esses elogios que me deram a primeira ideia, há alguns anos, de vender meus bolos. Sem tanta coragem na época, não investi. Mas hoje, com a paixão assumida e o entusiasmo conquistado, quero me especializar e fazê-los ainda mais gostosos e lindos. Enquanto não acho nenhum curso bacana de confeitaria, continuo praticando com a família. Ontem foi a vez da minha afilhada, Rafinha. Desta vez preparei um bolo de chocolate com recheio e cobertura de chocolate.

Utilizei barras de chocolate meio amargo e ao leite para o recheio e a cobertura. Deixa a receita mais cara, mas é compensador. Aliás, sempre uso ingredientes de primeira e sempre fica mais gostoso. Fiz apenas uma receita de massa porque a quantidade de convidados era pequena, mas basta dobrar a receita e você terá um bolo delicioso para pelo menos 40 pessoas.

||Ivan Reis, sergipano de Estância, e Zélia Duncan cantaram pra mim durante a preparação||

Ingredientes
Massa
4 ovos
1 e ½ xícara (de chá) de farinha de trigo
1 e ½ xícara (de chá) de açúcar
1 xícara (de chá) de chocolate em pó
½ xícara de leite
½ xícara (de chá) manteiga sem sal
½ colher (de sopa) de fermento

Recheio
170g de chocolate ao leite
170g de chocolate meio amargo
200g de creme de leite

Cobertura
170g de chocolate ao leite
200g de creme de leite

Preparo
Massa
Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada. Acrescentar aos poucos a farinha e o chocolate em pó, alternando com o leite. Desligar a batedeira, juntar o fermento e as claras em neve, misturando delicadamente. Despejar em forma de fundo removível untada e enfarinhada. Gosto de usar papel manteiga no fundo, facilita muito na hora de desenformar ainda quente. Cortar ao meio, já frio.

Recheio
Levar ao banho-maria os chocolates picados e o creme de leite até a mistura derreter e transformar-se num creme liso.

Cobertura
O mesmo processo do recheio.

Montagem

Forrar a mesma forma utilizada pra assar o bolo com papel filme. Dispor a primeira camada de bolo e umedecê-la com leite aromatizado – usei essência de baunilha, mas também gosto de usar algum tipo de licor, como amarula. Espalhar o recheio sobre a massa e cobrir com a outra parte da massa, umedecendo-a também. Levar coberto à geladeira por algumas horas. Com o bolo já firme, espalhar a cobertura e alisar com uma espátula. A decoração fica por conta da imaginação e do humor do dia. Experimente!

Um comentário:

Postagens populares