quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cuscuz Paulista

falta de cuidado na montagem o deixou desmantelado

Nunca fui fã de cuscuz paulista. Talvez por não gostar de tomate nem de gema, que ficam bastante evidentes na decoração do prato. Mas decidi testar a receita da revista Nestlé com Você. Como aqui em casa somos apenas três, achei melhor reduzir a receita.

Além da quantidade, modifiquei também alguns ingredientes. Suprimi o pimentão, troquei a pimenta vermelha pelo molho de pimenta e substitui o caldo de galinha por sal. Não gosto destes temperos prontos, acho que roubam o sabor dos ingredientes. Prefiro apenas realçá-los.

O modo de preparo não é complicado. Lembre-se apenas de ler sempre a receita antes de começar. O processo fica fácil quando separamos todos os ingredientes nas porções exatas. Desta vez acabei esquecendo de colocar água pra ferver e atrasei o preparo.

Neste caso a decoração começa antes do preparo. Separe alguns filés da sardinha, rodelas de tomate e de palmito e os ovos cozidos. Forre uma forma com furo central com os ingredientes. Agora à panela.

Depois de refogar a cebola, o tomate, a ervilha e o palmito, acrescenta-se água fervente. Nesta hora entraria o caldo pronto de galinha, mas adicionei apenas sal e molho de pimenta.

Com a mistura fervendo é hora de incorporar as farinhas – de milho e mandioca. Na falta da última utilizei aveia em flocos. Este momento é um pouco tenso, pois a textura muda completamente por causa das farinhas. É preciso mexer para unir tudo uniformemente. Desligue o fogo.

Para montar o cuscuz basta distribuir a mistura da panela na forma já decorada. Tome cuidado para completar todas as lacunas. Pulei esta etapa =/ Depois é só virar o cuscuz sobre um prato e servir.

O resultado não foi um espetáculo, mas também não ficou ruim. Até que ficou saboroso. O tomate no meio da preparação não me incomoda – ao contrário, adoro molho ao sugo, por exemplo –, e o ovo cozido fica apenas na decoração, dá para separar na hora de se servir.


era pra ficar assim =/
Ingredientes (receita original, para uma forma de 23cm de diâmetro)
Rendimento: 12 porções

1 vidro grande de palmito
10 tomates (sendo 8 sem pele e 2 em rodelas para decoração)
3 ovos cozidos, cortados em rodelas
2 latas de filé de sardinhameia xícara (chá) de óleo
2 cebolas raladas
2 pimentões picados
1 lata de ervilha escorrida
4 colheres (sopa) de salsa picada
1 pimenta vermelha picada
4 tabletes de Caldo de Galinha
4 xícaras (chá) de farinha de milho
2 colheres (sopa) de farinha de mandioca

boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares