domingo, 18 de setembro de 2016

Receita de família {Bolo de abacaxi com coco}



 

Uma das coisas mais felizes da minha infância, sem dúvida, foi ter tido uma mãe que cozinhava maravilhosamente bem. Lembro claramente de assistir à Cozinha Maravilhosa da Ofélia com ela, dos seus livros e cadernos de receitas, dos utensílios de cozinha e de acompanhá-la aos cursos de culinária, e ficar esperando do lado de fora para não fazer bagunça.

A receita deste bolo, entretanto, me foi passada por telefone por uma tia muito querida de São Paulo nos idos dos meus dezoito anos. Minha mãe havia morrido uns seis anos antes e meu pai, meu irmão e eu mudáramos para Sergipe.

A tia Quita sempre me dava dicas e receitas quando nos telefonávamos. Esse era um bolo de aniversário delicioso que minha mãe e as irmãs sempre faziam. E agora eu queria fazer para meu pai, meu irmão e para mim. Era como se minha mãe também viesse à festa.

E assim, quase todo aniversário lá em casa tinha bolo de abacaxi com coco. Era o maior sucesso, então passei a prepará-lo para outras festas da família. Tinha fila para o bolo e fila para repetir o pedaço. Foi apelidado "delícia de abacaxi". Pediam a receita. Era um orgulho para mim!

Acabou virando uma inspiração, que me deu coragem para aceitar encomendas paralelas ao meu emprego. Começaram a chegar pedidos de outros recheios e massas e fui fazendo. Foi daí que veio a confeitaria Casa da Gabriela. Hoje não aceito mais encomendas, mas continuo preparando o bolo de abacaxi com coco, que nunca vai sair do cardápio da família.
 
MASSA
6 ovos em temperatura ambiente
9 a 11 colheres (sopa) de água
1,5 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Quanto baste de baunilha (se conseguir a fava mesmo será perfeito)

Separe as claras da gema, bata em ponto de neve e reserve. Bata as gemas com a água. A quantidade de água depende do tamanho das gemas, se forem muito grandes use as 11 colheres. Do contrário, 9 colheres de água bastam. Quando a mistura dobrar de volume e ficar esbranquiçada, acrescente o açúcar aos poucos ainda com a batedeira ligada. Assim que a massa estiver homogênea, desligue a batedeira e despeje metade da farinha. Ligue em velocidade baixa para misturar. Desligue a batedeira e despeje o restante da farinha. Bata mais um pouco. Fora da batedeira, acrescente o fermento à massa e misture com uma espátula. Em seguida, envolva as claras em neve nessa mistura. Faça isso em três etapas, acrescentando por partes a clara em neve e misturando de baixo para cima, com delicadeza, para não perder a "fofura" das claras. Despeje numa forma média já untada e enfarinhada e leve ao fogo médio por 40 minutos. Observe se a massa soltou-se da borda da forma, é um sinal de que já está assada.

CREME DE BAUNILHA
1 l de leite
1 lata de leite condensado
4 colheres de amido de milho
2 gemas
Quanto baste de baunilha
1 lata de creme de leite
100g de coco ralado para finalizar a cobertura 

Dissolva o amido de milho em um pouco de leite. Tire a pele que envolve a gema furando com um palito, é ela que deixa aquele cheiro característico - e enjoado - de ovo. Misture o restante dos ingredientes numa panela, exceto o creme de leite, e leve ao fogo. Mexa sem parar até chegar à consistência de mingau grosso. Quanto mais tempo no fogo, mais consistente fica. Desligue e deixe amornar para, então, acrescentar o creme de leite. Leve à geladeira até a hora de usar.

ABACAXI EM CALDA
1 abacaxi grande, sem casca, cortado em cubinhos
5 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar

Leve todos os ingredientes ao fogo. Quando começar a ferver, conte 20 minutos e desligue. Deixe esfriar.

MONTAGEM
Corte o bolo em três discos. Umedeça os discos com a calda do abacaxi. Disponha um dos discos da massa numa boleira, cubra com um pouco do creme. Espalhe metade do abacaxi escorrido, cubra com mais um pouco do creme. Coloque o segundo disco e repita a sequência primeiro recheio. Coloque o último disco e cubra todo o bolo com o restante do creme de baunilha. Finalize polvilhando o coco ralado por cima e também nas laterais. Leve à geladeira até o momento de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares