domingo, 18 de setembro de 2016

Receita de família {Bolo de abacaxi com coco}



 

Uma das coisas mais felizes da minha infância, sem dúvida, foi ter tido uma mãe que cozinhava maravilhosamente bem. Lembro claramente de assistir à Cozinha Maravilhosa da Ofélia com ela, dos seus livros e cadernos de receitas, dos utensílios de cozinha e de acompanhá-la aos cursos de culinária, e ficar esperando do lado de fora para não fazer bagunça.

A receita deste bolo, entretanto, me foi passada por telefone por uma tia muito querida de São Paulo nos idos dos meus dezoito anos. Minha mãe já havia morrido e meu pai, meu irmão e eu viemos morar em Sergipe.

A tia Quita sempre me dava dicas e receitas quando nos telefonávamos. Esse era um bolo de aniversário delicioso que minha mãe e as irmãs sempre faziam. E agora eu queria fazer para meu pai, meu irmão e para mim. Era como se minha mãe também viesse à festa.

E assim, quase todo aniversário lá em casa tinha bolo de abacaxi com coco. Era o maior sucesso, então passei a prepará-lo para outras festas da família. Tinha fila para o bolo e fila para repetir o pedaço. Foi apelidado "delícia de abacaxi". Pediam a receita. Era um orgulho para mim!

Acabou virando uma inspiração, que me deu coragem para aceitar encomendas paralelas ao meu emprego. Começaram a chegar pedidos de outros recheios e massas e fui fazendo. Foi daí que veio a confeitaria Casa da Gabriela. Hoje não aceito mais encomendas, mas continuo preparando o bolo de abacaxi com coco, que nunca vai sair do cardápio da família.
 
MASSA
6 ovos em temperatura ambiente
9 a 11 colheres (sopa) de água
1,5 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Quanto baste de baunilha (se conseguir a fava mesmo será perfeito)

Separe as claras da gema, bata em ponto de neve e reserve. Bata as gemas com a água. A quantidade de água depende do tamanho das gemas, se forem muito grandes use as 11 colheres. Do contrário, 9 colheres de água bastam. Quando a mistura dobrar de volume e ficar esbranquiçada, acrescente o açúcar aos poucos ainda com a batedeira ligada. Assim que a massa estiver homogênea, desligue a batedeira e despeje metade da farinha. Ligue em velocidade baixa para misturar. Desligue a batedeira e despeje o restante da farinha. Bata mais um pouco. Fora da batedeira, acrescente o fermento à massa e misture com uma espátula. Em seguida, envolva as claras em neve nessa mistura. Faça isso em três etapas, acrescentando por partes a clara em neve e misturando de baixo para cima, com delicadeza, para não perder a "fofura" das claras. Despeje numa forma média já untada e enfarinhada e leve ao fogo médio por 40 minutos. Observe se a massa soltou-se da borda da forma, é um sinal de que já está assada.

CREME DE BAUNILHA
1 l de leite
1 lata de leite condensado
4 colheres de amido de milho
2 gemas
Quanto baste de baunilha
1 lata de creme de leite
100g de coco ralado para finalizar a cobertura 

Dissolva o amido de milho em um pouco de leite. Tire a pele que envolve a gema furando com um palito, é ela que deixa aquele cheiro característico - e enjoado - de ovo. Misture o restante dos ingredientes numa panela, exceto o creme de leite, e leve ao fogo. Mexa sem parar até chegar à consistência de mingau grosso. Quanto mais tempo no fogo, mais consistente fica. Desligue e deixe amornar para, então, acrescentar o creme de leite. Leve à geladeira até a hora de usar.

ABACAXI EM CALDA
1 abacaxi grande, sem casca, cortado em cubinhos
5 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar

Leve todos os ingredientes ao fogo. Quando começar a ferver, conte 20 minutos e desligue. Deixe esfriar.

MONTAGEM
Corte o bolo em três discos. Umedeça os discos com a calda do abacaxi. Disponha um dos discos da massa numa boleira, cubra com um pouco do creme. Espalhe metade do abacaxi escorrido, cubra com mais um pouco do creme. Coloque o segundo disco e repita a sequência primeiro recheio. Coloque o último disco e cubra todo o bolo com o restante do creme de baunilha. Finalize polvilhando o coco ralado por cima e também nas laterais. Leve à geladeira até o momento de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares