terça-feira, 24 de maio de 2011

Bolo de chocolate e anis


Ilhada como a maioria dos aracajuanos nesta terça-feira chuvosa, queria preparar um bolo ou uma torta, algo substancioso. A despensa em baixa, nenhum doce pronto para matar o tédio de ficar presa em casa e sem poder ir ao supermercado para comprar farinha de trigo! Um segundo de desespero.. até lembrar que já havia feito num curso um bolo de chocolate bem gostoso sem farinha. Ponto pra mim =) !

Usei a última barrinha de 50g de chocolate meio amargo da casa; mais uma pequena vitória. Além de não levar farinha, outra coisa boa desta receita é que só é preciso bater as claras na batedeira; o restante vai na mão mesmo.

Para começar, a manteiga e o chocolate picado vão ao banho-maria. O chocolate em pó deve ser peneirado sobre a mistura já líquida e envolvido com a ajuda de um fouet. Em seguida, entram as gemas e a metade do açúcar branqueados. Delicadamente, o amido também é peneirado e incorporado. Esta massa linda e brilhante deve ser misturada ao merengue – claras em neve e a outra metade de açúcar batidos na batedeira.

Numa forma untada a mistura vai ao forno baixo – 170o C – até assar completamente. Faça o teste do palito; não tem erro.

Sem mais chocolate em barra precisava de uma calda saborosa que levasse apenas chocolate em pó. Pensei no perfume do anis-estrelado e na textura do creme de leite e fui fazendo. Geralmente não meço nada, vou no olhômetro, mas desta vez anotei tudo para disponibilizar direitinho aqui. Ficou deliciosa.

Todo o conjunto ficou delicioso! A textura ótima da massa e o sabor curioso da calda transformaram a noitinha de todos aqui em casa. Fiquei bem satisfeita =) Experimente! É fácil e compensador (rs).

Massa
50g de chocolate meio amargo
50g de chocolate em pó
Nada de farinha na massa
125g de manteiga sem sal
100g de açúcar
2 gemas grandes ou 3 pequenas
50g de amido de milho
125g de claras

Calda
100ml de leite
2 colheres (de sopa) bem cheias de chocolate em pó
2 colheres (de sopa) rasas de açúcar
2 anises-estrelados quebrados
100ml de creme de leite

Leve o leite, o chocolate, o açúcar e os anises-estrelados ao fogo baixo e deixe reduzir à metade mexendo de vez em quando. Acrescente o creme de leite e apague o fogo. Peneire e empregue no bolo.
 

Isadora adorou!

Um comentário:

Postagens populares