terça-feira, 10 de maio de 2011

Bolo de chocolate branco

Aqui está um doce que desperta amor e ódio. Chocolate branco. Tem gente que diz que nem chocolate é. Bom, vem do cacau, logo, eu sou dos que concordam que é chocolate sim; e adoro. E não sou a única aqui de casa. Isadorinha ama!

Não me lembro onde achei essa receita, fiz uma busca rápida pela internê agora, mas não encontrei. Havia anotado em meu caderninho, pois o chocolate compõe a massa, o recheio e a cobertura. Overdose de chocolate branco?? Não para Dorinha!

No momento de acrescentar as claras em neve à massa fiquei com um medinho. Por causa do chocolate branco essa é mais trabalhosa que uma massa tradicional, a estrutura é mais resistente. Mas com jeitinho tudo ficou homogêneo.



Com a massa quase assada comecei a fazer o recheio. Super simples. Derreter uma barra de Laka picado em banho-maria e acrescentar, fora do fogo, creme de leite e amêndoas torradas e moídas – usei castanha de caju. 

Agora com a massa já fria, outra moleza, a cobertura. Também em banho-maria desta vez derrete-se tudo junto: laka, leite e manteiga. Até ficar liso e brilhante. A cobertura deve ser espalhada sobre todo o bolo já recheado, mas, atenção, sem alisar!

Confesso que tive um pouco de receio de fazer o bolo, achei que ficaria muito doce. Ficou uma delícia. A castanha equilibra o recheio, a massa fica no ponto e cobertura é cobertura, né!? Tem que ser docinha =) Experimente!

Ingredientes
Massa
1 colher de fermento químico
½ xícara de leite
1 tablete de 170g de Laka
4 ovos
½ xícara de açúcar
2 colheres de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo

Modo de fazer
Unte e enfarinhe uma forma de 23 cm de diâmetro e reserve. Leve o leite com o chocolate picado ao fogo médio e mexa até derreter. Bata as gemas e o açúcar na batedeira até formar um creme claro e fofo. Sem parar de bater, junte a manteiga. Acrescente aos poucos a mistura de leite e Laka. Junte a farinha com o fermento e misture bem. Bata as claras em neve e acrescente delicadamente à mistura fora da batedeira. Despeje a mistura na forma e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.

Recheio
2 tabletes de 170g de Laka
5 colheres de creme de leite
1 xícara de amêndoas sem pele, torradas e picadas

Cobertura
1 tablete de 170g de Laka
1 e ½ colher de manteiga
7 colheres de leite

(As colheres são das de sopa e as xícaras, das de chá)


minha garota-propaganda aprovou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares