quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tarte Tatin


Eu volteeei, a go ra pra fi caar. Pooorqueaqui, aqui é o meeu lugar”. Adoro o Rei! Nossa! ...Enfim, depois de um bloqueio criativo e hábil (o que inclui outra charlote de banana fracassada), consegui trazer uma tarte tatin para minha Casa. E não poderia ser uma receita mais perfeita que a desta, um tanto inusitada, torta criada por duas irmãs francesas.

As versões sobre a criação da tal sobremesa exaltam mais a criatividade que a habilidades das inventoras, mas nunca duvidaria do talento das irmãs Tatin. Uma busca simples no Google e a história do doce quase sempre acompanha os ingredientes e o modo de fazer. No mínimo as tortinhas invertidas de maçã – para ser bem específica – feitas por elas deviam ser maravilhosas.

E o que conta a história? A principal versão é de que foi um acidente! A massa teve que ser assada sobre as maçãs carameladas pois as frutas haviam sido colocadas diretamente na forma por distração (!?). Era, e é ainda, servida invertida e quente. Não dá para saber o que é real, mas o sabor é fácil de descobrir. Preparação rápida e de baixo custo.

Tarte Tatin
Massa 

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de manteiga gelada sem sal
200 ml de creme de leite (pode variar)

Peneire a farinha, o sal e o açúcar e incorpore a manteiga cortada em cubinhos com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Vá adicionando o creme de leite até obter uma bola lisa. Reserve envolvida em filme plástico por 30 minutos na geladeira.

Recheio
5 maçãs verdes
1 xícara de açúcar
4 colheres de conhaque
1 colher de manteiga sem sal

Descasque as maçãs, retire os caroços e corte cada metade em 5 fatias. Leve o açúcar ao fogo baixo até começar a caramelizar. Acrescente as maçãs e a manteiga e mexa enquanto cozinha por alguns minutos. Coloque o conhaque e deixe cozinhar mais um pouco.

Disponha as maçãs em uma forma de 26 cm de diâmetro – lembre-se de que esta será a parte de cima da torta. Despeje um pouco da calda sobre as frutas e cubra com a massa, que foi aberta com o auxílio de um rolo de macarrão. Corte o excesso e leve ao forno pré-aquecido a 205 graus C por cerca de 40 minutos. Experimente quente com uma bola de sorvete de creme como acompanhamento.

PS: Fiz a torta por impulso e estava desprevenida quanto ao sorvete. sorry!

3 comentários:

  1. Os americanos adoram tudo "up side down",,,,tortas,bolos e "confort food",como eles chamam as sobremesas individuais.PARABENS pela apresentacao,nem precisa do sorvete.

    ResponderExcluir
  2. quer casar comigo, gabi?
    :)

    Déb

    ResponderExcluir
  3. ahhhhh, ontem eu comi 25% dela no tacada só!!! kkkkk saborozíssima...

    ResponderExcluir

Postagens populares