domingo, 22 de maio de 2011

Torta alsaciana de ameixa



Fui intimada aqui em casa a fazer uma torta de ameixa para o fim de semana. Enrolei o sábado todo e só fiz a massa. Hoje pela manhã fui continuar a preparação, mas descobri que ela não poderia ter ficado tanto tempo na geladeira. Estava dura, e quando foi perdendo o frio perdeu também a textura. Preferi começar do zero.

E já que era para fazer o novo, decidi mudar de receita. Abri meu mais recente livro de cabeceira, Sobremesas e suas técnicas – Le Cordon Bleu, em busca de um creme diferente para o recheio, e acabei encontrando a torta alsaciana de ameixa.

Para a base uma patê sucrée; custard no recheio e ameixa flambada como cobertura. Mesmo com a massa levemente adocicada e um creme que leva açúcar, este não é um doce enjoativo. Ao contrário, é daqueles acompanhamentos ideais para um chá. Excelente para quem gosta do doce mais sutil.

Se a falta de doce for realmente um problema, lance mão de um coringa: sorvete de creme. Aí, um belo suco de uva verde seria perfeito para acompanhar!

Patê sucrée
Substitui as amêndoas por castanha-do-pará
200g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal
40g de açúcar
2 gemas
¼ de colher de chá de essência de baunilha.

Misture a farinha e a manteiga com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Acrescente o açúcar. Incorpore as gemas levemente batidas com a baunilha. Forme a massa e faça uma bola. Reserve por 30 minutos na geladeira.
Abra com um rolo e forre uma forma de 23cm de diâmetro. Faça furos no fundo e asse a 200o C por 10 a 15 minutos, até ficar firme.

Custard
2 ovos
60g de açúcar
60g de creme de leite
60g de leite

Bata os ovos e o açúcar. Junte os líquidos.

Cobertura
400g de ameixas cortadas ao meio e sem caroço
30g de manteiga sem sal
2 colheres de conhaque

Frite as ameixas na manteiga. Junte o conhaque e flambe as frutas. 

Montagem
Arrume as ameixas flambadas e a calda na massa pré-assada. Despeje o custard sobre elas e leve ao forno a 170o C por 20 minutos. Salpique 5g de amêndoas fatiadas e volte ao forno por mais 10 minutos.

PS: O livro recomenda a metade deste tempo, mas achei o custard muito líquido para o paladar do meu comensal. Observe o doce na metade do processo e fique à vontade para retirar a torta com 15 minutos de forno, se preferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares