sábado, 28 de maio de 2011

Torta de aspargos e queijos

Sempre gostei de programas de culinária. Sou da época da Cozinha Maravilhosa de Ofélia. Na verdade eu era criança naquele tempo, mas já assistia à simpática senhorinha e sua ajudante, Maria, ao lado da minha mãe.

Com o tempo, pipocaram novos programas em vários canais com receitas sendo executadas para a querida telespectadora. Mas nenhum como o da Ofélia. Há alguns anos, com o acesso à TV fechada, descobri programas deliciosos de comida.

Minha favorita é a Nigella Lawson, uma inglesa gulosa e criativa, que cozinha e come sem culpa preparações de todo o tipo, reconfortantes, práticas, clássicas etc. Também gosto muito do francês radicado no Brasil Olivier Anquier, mas queria que ele mostrasse mais sobre panificação e confeitaria em seus programas.

O inglês Gordon Ramsay também está entre meus favoritos. Além de um reality show de chefs de cozinha que ele comandava ‘diabolicamente’, apresentou algumas temporadas de um programa que reerguia restaurantes à beira da falência – é bom aprender o certo observando o errado.

E ainda tem o Jamie Oliver, conterrâneo do Gordon e da Nigella. Não sei por que, mas não simpatizo tanto com ele. Não consigo comprar livros dele! No entanto, esta semana, quando vi feixes de aspargos no mercado – uma raridade por aqui – pensei imediatamente nele. Ou melhor, numa torta que ele havia feito.

Não lembrava exatamente da receita, mas sabia que era simples. Quando recorri ao meu amigo Google achei vário blogs e site que reproduzem a famosa torta de aspargos do Jamie Oliver. Decidi, como sempre, modificar alguma coisa da receita. Substitui a massa filó por massa podre e os tipos de queijo.

Muito parecida com uma quiche a torta ficou bonita, com uma boa textura, mas nada de explosão de sabores. Achei que o aspargo fosse mais saboroso e que o creme, por ser de queijo, batata e creme de leite, ficaria muito bom também.

antes
e depois

Mesmo temperando com noz-moscada, sal e pimenta, errei a mão, acabou ficando insosso. De qualquer forma serve como acompanhamento para uma bela peça de filé braseado. E os aspargos podem, ainda, ser substituídos. Espinafre e bacon. Que tal? Hmm, vou experimentar! =)

Recheio:
500g de batata cozida
1 feixe de aspargos branqueados
100g de queijo gruyere ralado
100g de queijo minas padrão ralado
sal, pimenta, noz-moscada
200 ml de creme de leite
3 ovos

Misture a batata cozida e amassada aos queijos ralados. Incorpore os ovos e o creme de leite, ligeiramente batidos anteriormente. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Despeje sobre a massa pré-assada. Por cima do creme disponha os aspargos já branqueados. Leve ao forno pré-aquecido a 200o C por 30 minutos, ou até dourar. Deixe descansar alguns minutos antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares