segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Moussaká sem carne

Aqui ela já estava morna, eu deixei ficar bem dourada.
Preparei uma moussaká sem carne para um almoço inspirado na culinária judaica. Um amigo preparou algumas receitas que sempre fizeram parte do dia a dia com sua família: charutos de folhas de uva com carne e arroz, homus e pão sírio - tudo mega delicioso.

Pensando em que eu poderia contribuir para a mesa, foi sugerida a moussaká, e eu adorei, pois era um prato que já havia testado com sucesso antes. Mas desta vez o fiz sem carne, pois já havia nos charutos. Ficou muito boa! E eu fiquei bem feliz até o domingo, quando almocei as divinas sobras de tudo que trouxe para casa =}.

INGREDIENTES
2 berinjelas grandes cortada em fatias
3 batatas grandes cozidas e cortadas em rodelas
6 tomates grandes sem pele e sem semente picados
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de salsinha picada
Quanto baste de azeite para refogar o tomate e fritar as fatias de berinjela - ufa!
Sal e pimenta a gosto
1,5 l de leite
4 colheres das de sopa cheias de farinha de trigo
5 colheres das de sopa cheias de manteiga sem sal
1 colher de café de noz-moscada ralada na hora
100g de queijo parmesão ralado grosso
Quanto baste de sal

PREPARO
Tempere as fatias de berinjela com sal e pimenta e deixe-as descansando sobre uma peneira por uma hora. Reserve.

Molho de tomate
Refogue o alho no azeite, em seguida a cebola. Quando estiverem transparentes coloque o tomate e refogue até alcançar a textura desejada. Se for preciso acrescente água quente ou caldo de carne (só se for o feito em casa). Finalize com sal, pimenta e salsinha. Reserve.

Molho branco
Derreta a manteiga, frite a farinha. Acrescente o leite frio à massa formada de uma só vez. Mexa até ficar homogêneo e cozinhe por 15 minutos sempre mexendo. Se empelotar, pode bater no liquidificador um pouco do líquido com os gruminhos ou coar numa peneira e ficará tudo bem! Coloque metade do queijo e mexa até derreter tudo.

Montagem
Frite as fatias de berinjela dos dois lados, em um fio de azeite, uma a uma, ou duas a duas se a frigideira for grande. Antiaderente é melhor.
Forre com as batatas o fundo de uma travessa untada com azeite. Disponha fatias de berinjela na segunda camada. Regue com uma parte do molho de tomate. Faça mais uma camada de berinjela e outra de molho de tomate. Prossiga até ambos terminarem, mas cuide para a última camada ser de berinjela. Cubra com o molho branco e finalize com a outra metade do queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido até gratinar. Não tem como errar, estará borbulhando, e você escolhe o quanto gratinar, se prefere mais cremoso ou tostadinho. É muito gostoso. FAÇA! Sim, parece uma lasanha de berinjela (rs!).

Um comentário:

Postagens populares