terça-feira, 30 de agosto de 2016

Bolo de aniversário com pão-de-ló

Adoro o charme dos bolos de dois andares.
Revendo fotos no álbum do Facebook da Casa da Gabriela parei em um bolo que amei fazer e que, além de lindo, despertou o sorriso da minha amada Isadora no seu aniversário de 7 anos. O bolo tradicional dos aniversários da minha família sempre foi o de abacaxi com coco, mas minha mexerica ama a combinação chocolate branco/morango, e para mim a aniversariante tem sempre razão.

A massa leve do pão-de-ló aceita desde cremes consistentes, como o de confeiteiro e brigadeiros trufados, até geleias tenras e a maciez aerada do chantili. Dá para abusar da criatividade. Entretanto, um ponto a se considerar é nunca, nunca deixar de umidificar a massa antes de recheá-la, para que não fique seca e comprometa a textura final.

Outra dica para seu bolo render elogios é prepará-lo de um dia para o outro. Com o tempo a massa se impregna cada vez mais com o sabor da calda e do recheio. E, esforce-se, sirva gelado. Deixe a mesa posta com uma linda decoração, mas leve o bolo à mesa já em via de cantar os parabéns. Faz muita diferença! Só não esqueça de fotografá-lo antes de cortar rs!

PS.: E que tal providenciar embalagens descartáveis (tipo marmitinhas mesmo) personalizadas para os convidados levarem um pedacinho para casa? ;-)

MASSA
6 ovos em temperatura ambiente
9 a 11 colheres (sopa) de água
1,5 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Quanto baste de baunilha (se conseguir a fava mesmo será perfeito)

Separe as claras da gema, bata em ponto de neve e reserve. Bata as gemas com a água. A quantidade de água depende do tamanho das gemas, se forem muito grandes use as 11 colheres. Do contrário, 9 colheres de água bastam. Quando a mistura dobrar de volume e ficar esbranquiçada, acrescente o açúcar aos poucos ainda com a batedeira ligada. Assim que a massa estiver homogênea, desligue a batedeira e despeje metade da farinha. Ligue em velocidade baixa para misturar. Desligue a batedeira e despeje o restante da farinha. Bata mais um pouco. Fora da batedeira, acrescente o fermento à massa e misture com uma espátula. Em seguida, envolva as claras em neve nessa mistura. Faça isso em três etapas, acrescentando por partes a clara em neve e misturando de baixo para cima, com delicadeza, para não perder a "fofura" das claras. Despeje numa forma média já untada e enfarinhada e leve ao fogo médio. Eu nunca lembro de marcar o tempo de forno. Mas observo a cor. Depois de 30 minutos você já pode abrir a porta para ver melhor [devagar e com as janelas da casa fechadas (!) para evitar que uma corrente fria entre no forno]. Muitas vezes nem faço o teste do palito, só de ver as bordas do bolo soltas da forma já sei que está pronto. Aprendi este truque há anos com minha tia Quita =}. Deixe esfriar antes de cortar.
{Se quiser fazer dois andares, faça uma receita e meia da massa e use uma forma média e outra pequena. O creme, a geleia e o chocolate são suficientes para os dois andares}

CREME DE BAUNILHA
1 l de leite
1 lata de leite condensado
4 colheres de amido de milho
2 gemas
Quanto baste de baunilha
1 lata de creme de leite

Dissolva o amido de milho em um pouco de leite. Tire a pele que envolve a gema furando com um palito, é ela que deixa aquele cheiro característico - e enjoado - de ovo. Misture o restante dos ingredientes numa panela, exceto o creme de leite, e leve ao fogo. Mexa sem parar até chegar à consistência de mingau grosso. Quanto mais tempo no fogo, mais consistente fica. Desligue e deixe amornar para, então, acrescentar o creme de leite. Leve à geladeira até a hora de usar.

GELEIA DE MORANGO
900g de morango higienizado (cerca de três caixinhas dessas que encontramos no mercado. Reserve 1/4 para a decoração)
150g de açúcar

Essa quantidade de açúcar pode ser alterada para agradar ao seu paladar. Há quem empregue os morangos frescos picados diretamente no creme. Funciona super bem! Mas se preferir fazer a geleia, leve ao fogo os morangos picados com o açúcar. Misture vez ou outra até adquirir a consistência desejada. Deixe esfriar completamente antes de usar.

CALDA
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar


Leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar antes de usar.

COBERTURA
400g de chocolate branco

Derreta o chocolate no banho-maria ou no microondas quando o bolo já estiver todo montado.

MONTAGEM
Corte o bolo em três discos. Se achar que não cresceu o bastante, pode cortá-lo em apenas dois discos. Umedeça os discos com a calda durante a montagem de cada camada. A ordem é massa > creme > geleia > creme > massa. {Se estiver fazendo dois andares, coloque um pouco de creme sobre o bolo maior para grudar o bolo menor em cima. Espete dois ou três palitos de churrasco ou hashis no centro, de cima para baixo, nos dois andares para que não desmonte.} Despeje o chocolate derretido em fios sobre todo o bolo usando uma espátula ou uma colher. Observando as fotos dá para entender como foi feito. Decore com bastante morango inteiro. Leve à geladeira até o momento de servir. Ufa! Fica lindo e super gostoso!


Este eu fiz para o batizado do meu afilhado Abel <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares