sábado, 4 de junho de 2011

Copo americano fail

tão bonitinho, o pão de queijo de potinho o.O
Não gosto da norte-americanização do nosso vocabulário, mas existem ocasiões em que elas se encaixam perfeitamente. Nesta semana, por exemplo, aconteceu uma dessas. Há alguns dias, li uma matéria na Gula e fiquei inspirada a fazer pão de queijo. Na última ida ao supermercado achei o polvilho doce e fui pra casa toda empolgada.

aqui o problema já estava instaurado, e o amido, deveras molhado

A receita não é difícil, eu tinha todos os ingredientes, achei que ficaria maravilhoso. Mas graças às minhas teorias loucas de conversão e noção de proporcionalidade detonei o pobre pão de queijo.. Ou quase.

O problema foi o maledetto copo americano. A unidade de medida da receita era copo americano. Eu nunca, ever, uso copos americanos como medida nas minhas preparações; nem sei se algum dos meus copos é equivalente! Copo americano fail.

quase igualzinho =/
Então recorri ao meu livrinho do Sesi – Receitinhas para Você –, herança da minha mãe, que traz uma tabela de conversão. Lá citam-se copos, mas não americanos. Medi os líquidos de acordo com o livro e os secos, num copo que deduzi ser o tal gringo.

Não deu certo. Obviously! De cara a consistência mudou quando misturei secos e líquidos. Sem poder enrolar os pãezinhos, decidi usar forminhas. Genial! Not. Não foi só a consistência que ficou prejudicada. O sabor era puro óleo. Blargh!

Já a aparência ficou boa. E é por isso que vou tentar novamente. Em breve! Mas antes tinha que compartilhar aqui essa minha trágica experiência. Nem só de delícias vive uma cozinheira, muito menos uma aprendiz!

5 comentários:

  1. "Cupcheese" um produto das organizações Casa da Gabriela. rsrsrs
    Ficou uma graça! Enfeitando os copinhos com uma fitinha e uma colherzinha amarrada ou, dentro de uma xícara.

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Tava tentando fazer um pão de queijo e vim justamente procurar uma conversão para o tal do copo americano... agora tô com medo. rsrsrsrsrsrr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, tem receita que pede precisão nas medidas, o achômetro nem sempre funciona! rsrsrsrs

      Excluir
  3. Mais uma que parou aqui procurando conversão! Afinal qtos ml tem o maledeto? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que não dá pra responder ao certo, pois algumas pessoas consideram 200ml, e outras, 250ml!
      Para facilitar, tenho corrido das receitas que usam essa medida =}

      Excluir

Postagens populares