segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dia de Santo Antônio


Não sei se é coincidência (não recorri ao meu amigo Google), mas Santo Antônio, o santo casamenteiro, é festejado no dia seguinte ao dia dos namorados. Mas nada de presentes aos cônjuges, a data é toda para o santo. Quem já é casado agradece e quem ainda está solteiro e quer muito subir ao altar (achei ‘encalhado’ muito pesado!) pede ajuda e dá oferendas ao santo.

Fui convidada para uma festa super bacana pela minha amiga Ana Badyally, e para agradar o homenageado e a anfitriã fiz uma tortinha de legumes e atum bem colorida e saborosa e um bolo de chocolate com pé-de-moleque dos deuses, ops, dos santos! =)

Para a torta o essencial é... um liquidificador! Existem milhares de receitas e revistas de tortas de liquidificador, e a maioria fica muito boa. Essa eu usava com recheio de frango, mas achei que os legumes combinavam mais por causa do colorido.

O bolo de chocolate não tem muita cara de festa junina, por isso acrescentei o pé-de-moleque para dar um charme. E também porque eu adoro pé-de-moleque (pé-de-moleque paulista; aqui em Sergipe pé-de-moleque é o nome de uma iguaria feita de massa de puba – mandioca).

Torta festiva de atum  
Massa
50g de queijo parmesão ralado
1 colher (sobremesa) rasa de sal
3 ovos
1 e ½ colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de maisena
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
¼ xícara (chá) de azeite

Bata tudo no liquidificador

Recheio
1 lata de milho
1 lata de ervilha com cenoura
1 lata de atum
salsinha, cebolinha
½ cebola ralada
sal e pimenta

Misture tudo e incorpore com metade da massa. Forre uma forma untada e enfarinhada com metade da massa e despeje a mistura de massa e recheio por cima. Leve ao forno médio até dourar.

Bolo de chocolate e pé-de-moleque  
A massa do bolo é igual ao que fiz para minha afilhada Rafaela.

Pé-de-moleque do santo
2 xícaras (chá) de amendoim torrado
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de Karo
4 colheres (sopa) de leite condensado

Derreta o açúcar até o ponto de caramelo. Acrescente o Karo e o amendoim. Mexa (lembre-se que o caramelo é muito quente, use uma colher que suporte altas temperaturas). Acrescente o leite condensado (para deixar mais macio). Mexa para incorporar tudo e despeje sobre uma superfície lisa e untada, uma bancada de mármore, por exemplo. Quando estiver morno corte no formato desejado. Disponha as pecinhas sobre cada pedaço de bolo. Se preferir pode cobrir o bolo com uma calda de chocolate e depois com o pé-de-moleque. Delicie-se!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares