domingo, 19 de junho de 2011

Cheescake floresta negra


Já contei o quanto gosto de base feita com bolacha para tortas doces. Sempre usei biscoito maisena, mas desde a semana passada tento usar a bolacha de chocolate para fazer uma sobremesa diferente.

O que pode combinar com chocolate e o crème do cheesecake? E o que fica bonito em conjunto com eles? Visita mental rápida à despensa… cereja! Chocolate + chantili + cereja = floresta negra. Cheesecake floresta negra. Decidido.

Mais uma prova de que essa torta é superversátil. Pode satisfazer todos os paladares mudando apenas a cobertura. E apresenta excelentes combinações estéticas.

Imagine uma reunião com amigos, encontro de comadres, churrasco com o casal amigo do seu marido ou da sua namorada. Uma sobremesa bonita e gostosa cai superbem. O melhor de tudo (sempre): é fácil de fazer =)

Logo, logo quero experimentar a base com biscoito 'aveia e mel'. Desde que a Flávia Sofia me sugeriu na Torta de ameixa penso em uma cobertura que combine bem. Penso como um doce para acompanhar um chá da tarde.

Já estou pensando também em usar figo na cobertura da base tradicional. Figo fresco, desculpa! Pêssego também combina. Ameixa é a preferida aqui em casa. Cerejas frescas é o top. Ainda chego lá.

Base
120g de bolacha de chocolate triturada
Cuidado com o ponto do chantili
75g de manteiga sem sal amolecida
Misturar até formar uma massa compacta. Forrar uma forma de fundo removível e reservar na geladeira.

Recheio
300g de creamcheese
60g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de essência de baunilha
½ colher de chá de sumo de limão
250 ml de creme de leite fresco batido (cuidado, pois se bater demais o creme vira manteiga)
Bata tudo, exceto o creme de leite fresco, até ficar homogêneo. Acrescente sem bater o creme de leite em ponto de chantili. Cubra a base e volte à geladeira por mais três horas. O ideal é fazer de um dia para o outro.

Cobertura
1 vidro de cerejas em conserva
Cortei as minhas e me arrependi. Experimente colocá-las inteiras sobre o creme. Fica mais bonito.

Um comentário:

  1. Gabi, se você tivesse colocdo as cerejas com a parte do corte pra baixo, ou seja, com as partes redondinhas pra cima, talvez desse a impressão de que as cerejas estivessem inteiras, e não cortadas. Mas eu achei as fotos lindas mesmo assim. Você é que é uma chef super exigente...
    Beijos. Bianca.

    ResponderExcluir

Postagens populares