sexta-feira, 10 de junho de 2011

Almocinho especial


Hoje preparei o almoço pensando no meu digníssimo, e lembrei que o dia dos namorados é no domingo. Logo, muita gente vai comemorar com um almoço especial no lugar do jantar, ou ambos. Então aqui vai outra dica para o dia mais romântico do ano =) Aqui em casa funcionou direitinho e ainda estamos na antevéspera!

Arroz é moleza né! Vamos nos ater ao prato principal e ao acompanhamento: lagarto recheado e couve-flor gratinada. Desta vez as preparações não são tão rápidas, então é bom se programar.

Para o lagarto recheado uma peça de 800g é o suficiente. Na verdade, se for só para dois vai até sobrar, mas é difícil achar uma peça menor. O melhor é temperar na véspera. Sal, pimenta, azeite, cebola, alho e uma dose de conhaque. A dica é furar toda a carne para o tempero penetrar bem. Além desses, faça um furo central para encaixar a lingüiça. Se preferir, substitua por uma cenoura.

Numa panela de pressão, sele bem todos os lados da peça, até ficarem bem dourados. Acrescente água fervente até cobrir a carne. Cozinhe por cerca de 40 minutos. Fatie a carne e decore.

Para a couve-flor, desmembre o cacho e cozinhe no vapor. Paralelamente prepare o molho bechamel. Essa parte precisa de dedicação, não dá para parar de mexer o molho até chegar ao ponto. Demora um pouco. Despeje o molho sobre a couve disposta num refratário e leve ao forno médio até gratinar.

Uma saladinha sempre cai bem. Escolha a que preferir e bom apetite!

Molho bechamel
30g de manteiga
30g de farinha de trigo
500ml de leite
sal e noz-moscada

Derreta a manteiga em fogo baixo numa panela de fundo espesso. Junte a farinha e misture com um fouet por 3 minutos. Acrescente o leite frio sem parar de mexer até começar a ferver em fogo médio. Abaixe o fogo e deixe por mais dez minutos misturando frequentemente. Tempere com sal e noz-moscada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares