domingo, 5 de junho de 2011

Brigadeiro e praliné de amêndoa


E há dias em que um simples brigadeiro causa uma alegria imensa. Precisava dessa satisfação depois de uma semana estranha, morna, atípica. E ela veio com chocolate, leite condensado e praliné de amêndoas. Também não dá pra fazer tudo super básico, né? Deixei o granulado de lado novamente e experimentei a ‘farofinha’ de caramelo e amêndoas! A combinação ficou perfeita.

Aliás, desta vez usei manteiga na preparação do brigadeiro. Deu um toque diferente no sabor, mas não na consistência. E decidi não usar creme de leite para manter uma textura mais firme para enrolar.

Fazer o praliné é super simples. Açúcar, amêndoas e.. só. Basta torrar levemente as lascas de amêndoa e incorporá-las ao açúcar aquecido até o ponto de caramelo. A mistura deve ser despejada sobre uma superfície lisa e levemente untada com óleo. Quando esfriar é hora de triturar tudo.

TODOS os ingredientes para o praliné =)
O ponto da ‘farofa’ depende de você. Se quiser com mais pedaços triture com as mãos ou algo que possa quebrar o doce, mas para uma consistência mais fina o liquidificador ajuda muito. Foi o que eu fiz.

Além de envolver os brigadeiros, usei o praliné também para rechear os docinhos. Ficou uma delícia. Recomendo =)
antes de ser triturado o praliné parece um pé-de-moleque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares