sábado, 5 de fevereiro de 2011

Antepasto de berinjela e pimentão

Prometi uma camponata para o aniversário da minha comadre, Graziele. Nunca fiz e comi poucas vezes, mas ela adora berinjela e por isso sugeri. Para garantir o meu sucesso aproveitei a manhã de sábado para testar a receita. Sem todos os ingredientes necessários, resolvi criar um antepasto de berinjela à minha moda.

Com pimentões verdes e vermelhos na geladeira, a experiência estava garantida. Separei alho e cebola roxa, azeite, sal, vinho branco e açúcar. Mise en place pronto, panela.

O cheiro do alho refogado no azeite empolga. E a cebola roxa fica linda na mistura. Os dois são fritos sem dourar. Antes disso já entra a berinjela. No início parece que não vai dar ‘liga’, mas aos poucos, sendo mexida constantemente ela vai escurecendo e ficando macia. Neste ponto entram os pimentões – o vermelho é sem casca.

A panela toda colorida pede mais sabor. Sal, vinho branco e açúcar. Não tenho pimenta do reino em casa, mas alguns grãos guardados de uma aula me salvam. Apenas um, que triturei com o cabo de um garfo num guardanapo. 

Fogo baixo, com tampa, os ingredientes vão se impregnando com o tempero, os sabores se misturam e a textura fica mais tenra. Com o líquido reduzido o fogo é desligado. Já frio o antepasto deve ser regado com azeite de oliva.

Para acompanhar.. torradinhas, pão sírio, pão italiano e carboidratos do gênero. Eu resgatei linda umas bolachas água e sal! Uma delícia. Dá para acrescentar pimentão amarelo e azeitonas ainda na preparação. Eu estava com a geladeira vazia. Bom apetite!

||Durante a preparação me deliciei ouvindo Joésia Ramos e Pedro Mariano||


Ingredientes
1 berinjela picada
1 pimentão vermelho sem casca picado
1 pimentão verde picado
2 dentes de alho picados
1 cebola roxa média picada
1 xícara de cha de vinho branco seco
1 colher de chá de açúcar
sal e pimenta do reino a gosto
azeite 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares