quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Gravatinha colorida


Como satisfazer os comensais sem uma bela mistura no almoço ou no jantar? Antes deixe-me explicar, chamo de mistura a proteína da refeição, peixe, boi, ave ou porco. Para quem não é vegetariano é estranho não ter nenhum tipo de carne como prato principal. Quando se tem um prato único, como uma massa, por exemplo, algumas pessoas também não se sentem completamente saciadas. Meu palpite é que o prato pode estar sem graça. A solução: incrementar.

A primeira coisa é fugir do lugar comum. No caso do macarrão, escolha um tipo diferente. Que tal pena ou gravatinha? Ontem optei pelo último para o almoço daqui de casa. Agora o molho. Nada de tomate ou bolonhesa. Vasculhe a despensa. Na minha havia ervilha, milho verde e creme de leite. Agora pense no que você não pensaria. Muito bem! O presunto de peru defumado que está na gaveta da geladeira.

Alguns ingredientes não podem faltar na cozinha, manteiga é um deles. Na minha humilde opinião cebola e alho também são indispensáveis. Nesta receita usei apenas cebola, achei que bastava, e bastou =) Quanto à massa, gosto de usar macarrão caseiro seco. A textura é bem melhor que a do tradicional. O fresco é ainda melhor, mas o seco tem uma durabilidade bem maior.

O preparo é muito simples. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Assim que colocar a massa na água fervente inicie o preparo do molho. Na manteiga derretida a cebola deve apenas suar, é quando ela fica transparente, sem queimar. O presunto de peru picadinho vai agora para a mesma frigideira (larga e grossa). Refogue por um tempo para que os sabores se misturem.

Em seguida vêm o milho e a ervilha. Administre o fogo para que o molho e a massa fiquem prontos ao mesmo tempo, talvez tenha que abaixar o fogo do molho. Tempere com sal e pimenta. Acrescente o creme de leite. Acerte o sal. Dá para acrescentar outros ingredientes, salsinha, tomilho, azeitona, por exemplo. Vai depender da criatividade e da despensa de cada um. Escorra a massa e envolva-a com o molho. Sirva imediatamente. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares