terça-feira, 9 de agosto de 2011

Almoço trivial


Nem sempre dá para preparar uma super iguaria no almoço. O corre-corre do trabalho, a rotina escolar dos filhos, o cansaço, a falta de grana, muitos fatores podem nos obrigar a cozinhar somente o trivial. Mas isso não é sinônimo de comida ruim ou pouco nutritiva. Aliás, é preciso tomar cuidado para que a praticidade não passe por cima da saúde.

Aqui em casa o dia foi de arroz, purê de batata e carne moída refogada. Adoro esta combinação. Com um feijão fresquinho, então, humm... tudo de bom! Hoje não teve feijão, mas a mistura estava bem incrementada. Adicionei abobrinha, cenoura, tomate e salsinha ao refogado de carne para proporcionar mais sabor e, principalmente, mais vitaminas ao almoço.

Inserir verduras e legumes na refeição não é tarefa fácil para mães de criança. Elas fazem cara feia, birra, bico, manha, choram e recusam sem dó a comida gostosa que a mamãe preparou com tanto carinho. O negócio é também não ter dó dos pequenos e dobrá-los sem que percebam.

A abobrinha, o tomate e a cenoura ficam camuflados na carne. Eu não ralo tão fino a ponto de ficar imperceptível pois Isadora costuma comer sem muitos problemas. Crianças mais ‘radicais’, porém, pedem mais cuidados no pré-preparo. Para não ouvir nenhum “eu não gosto diiisso...” e ficar estressada no meio da refeição, rale a cenoura e a abobrinha num ralo fino e corte os tomates em cubos pequenos, que irão praticamente se desfazer durante o cozimento.

Introduza os vegetais somente após refogar bem a carne. Deixe cozinhar por alguns minutos. Tempere com sal, pimenta e especiarias. Pode ser servido apenas com purê, de batata ou mandioquinha; serve como recheio de lasanha, molho para massa e vai bem até num pãozinho francês com a casca crocante. Bom apetite!

pilei pimenta calabresa, açafrão da terra, manjericão seco,
pimenta da jamaica e canela

introduzir vegetais 'camuflados' nas preparações
garante mais vitaminas ao pequenos

minha pequena vitaminada =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares