segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jantarzinho de segunda (no bom sentido, claro =)


Depois de um fim de semana inteiro na cozinha, parece que meu folêgo aumentou! Não preparei café da manhã, almocei no Caçarola e acabei com saudades do meu fogão rsrs.. Para compensar, um jantarzinho daqui, ó!!

Berinjela, abobrinha, tomate sem pele e sem semente, pimentão verde sem semente, cebola e alho, tudo cortado em cubos. Para temperar: sal, pimenta e manjericão. E de repente um ratatouille fresquinho para acompanhar uma picanha braseada... o negócio por aqui foi bom hoje!

Para o ratatouille, refogue uma cebola e dois dentes de alho no azeite; acrescente o pimentão, em seguida a berinjela e a abobrinha. Mexa para não pegar no fundo, mas com delicadeza para não desmanchar a berinjela, que cozida fica muito tenra. Após cerca de 10 minutos (observe a textura, deve ser al dente) acrescente os tomates, incorpore tudo e tempere com o sal, a pimenta e as folhas de manjericão fresco – faz toda a diferença e é fácil de encontrar no supermercado. Deixe descansar 5 minutos antes de servir.

A picanha só precisa de sal, pimenta e uma pitada de farinha de trigo. Usei peças que já vêm fatiadas, próprias para churrasco. Salpique sal, pimenta moída na hora (uso um mix de pimenta-rosa, pimenta-da-Jamaica, pimenta-do-reino e pimenta-branca) e um pouco de farinha de trigo, pouco mesmo. Numa frigideira já quente coloque duas colheres de sopa de óleo e uma de manteiga sem sal. Espere a gordura aquecer e deite as peças em fogo alto.

Para selar bem a carne e não perder os sucos deixe cada lado dourar bastante. Não fique virando, tenha paciência =) As peças grossas são ideais para serem servidas malpassadas ou ao ponto, mas se preferir tire-as quando estiverem ao ponto, fatie e retorne-as ao fogo para ficarem bem passadas.

A protuberância do sabor da carne na manteiga casou perfeitamente com a sobriedade do ratatouille (sobriedade!? o.O). A diferença de texturas (sempre digo) é um dos pontos altos também. Simples, rápido e delicioso. Um jantar para fechar bem a segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares