domingo, 2 de outubro de 2011

Texturas


Os últimos dias têm sido corridos aqui em casa. Minha aventura no teatro me tomou algumas tardes e noites e acabei produzindo pouco na cozinha. Nem consegui fotografar umas tartaletes que preparei na semana passada. Mas hoje fiz questão de registrar a mistura de cores e texturas desse bolo.

A massa leva cenoura e coco ralados, abacaxi picado, amêndoas, iogurte, baunilha, canela e o básico: farinha, ovos, açúcar e óleo. Amo massas heterogêneas, porém harmônicas. E sentir um sabor diferente a cada mordida também é uma delícia.

Bom, eu preparei este bolo de acordo com uma receita pronta, mas essa miscelânea pode ser criada a partir de inúmeras fórmulas. Aquele bolinho de baunilha pode ganhar nozes, passas, coco, pedaços de fruta. É aí que entra a criatividade =) O detalhe é equilibrar os ingredientes.

Para alcançar essa sensibilidade é preciso muita prática. Já confidenciei que esta é minha meta: cozinhar muito a ponto de reconhecer ingredientes que combinam entre si, o que pode substituir o que numa preparação, saber o que cada elemento provoca na evolução do preparo, prever o resultado final. Acho que estou no caminho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares