sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Escondidinho

 
Esta semana preparei uma maminha com alho e alecrim no forno. Furei toda a carne e temperei com bastante alho amassado, sal, azeite e um galho de alecrim. Depois de meia hora, levei-a ao forno médio-alto coberta com papel alumínio por cerca de 40 minutos, mais 10 minutos sem o papel (meu forno é elétrico, num forno convencional pode demorar um pouco mais). Ficou suculenta e muito saborosa! Mas a peça era muito grande e congelei o que sobrou já fatiado. Para o almoço de hoje eu não tinha muita opção, apenas mandioca, queijo parmesão e a bendita carne. Pensei na mesma hora num escondidinho bem cremoso.

O preparo não é complicado, mas uma panela de pressão faz toda a diferença, pois agiliza o cozimento da mandioca. Não posso mensurar nada aqui porque fiz tudo de olho.. Enquanto o tubérculo cozinhava (detesto repetir palavras =), descongelei a carne diretamente numa panela. Como ela estava toda em fatias finas foi tranqüilo. Transformei as fatias em cubinhos prontos para o recheio.

Com a macaxeira bem macia e ainda quente, depois de um tempo que também não sei dizer qual, amasse com um garfo e vá acrescentando manteiga e leite aos poucos, até chegar na consistência de sua preferência. Eu gosto bem cremosa, como um purê. Uma dica, que parece óbvia, é cozinhar o aipim (não gosto mesmo de repetir palavras! rsrs) em pedaços pequenos para ser mais rápido e cozinhá-la por inteiro.

Disponha metade do purê numa travessa, coloque o recheio – que pode ser frango, linguiça, bacon, atum, milho para os naturebas –, disponha a outra metade e cubra com bastante queijo ralado. Pode-se usar vários tipos, como mussarela e até de qualho, mas acho o parmesão perfeito para gratinar. Levei ao forno médio-alto sem cobrir com papel alumínio até ficar douradinho. Deixe descansar uns dez minutos antes de servir. Estou com água na boca só de escrever.. Bom apetite!


2 comentários:

  1. GABRIELA...ESSE SEU LADO NÃO CONHECIA!!! SEGUIREI SEGUIREI SEGUIREI SEU BLOG!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Carina!
    Fico feliz que tenha gostado =)

    ResponderExcluir

Postagens populares