quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Trança quentinha


Falando com minha amiga Angelita sobre os salgados que estou testando para servir na Casa da Gabriela, ela me sugeriu aproveitar a massa da esfirra para fazer tranças recheadas. Decidi experimentar e o resultado foi mediano. Ficou bem saboroso, mas com o recheio desproporcional. Muita massa… mas com observação e prática conseguirei equilibrar isso.

De qualquer forma, a massa é excelente para as esfirras e pode render boas tranças e roscas =) Vamos à ela:

1kg de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de sobremesa de açúcar
½ copo de óleo de milho ou canola
½ litro de água morna
1 envelope de fermento biológico seco

Misture a farinha e o fermento, acrescente a água morna, o óleo, o sal e o açúcar e amasse até a massa soltar dos dedos. Modele da forma que quiser. Para as esfirras o tempo de descanso é apenas o intervalo entre a primeira e a última bolinha. Quando fizer o último montinho comece a rechear o primeiro. Já para uma trança ou rosca, deixe-a descansar já modelada por 30 minutos. Pincele com gema e açúcar e leve ao fogo médio-alto até dourar.

No recheio desta trança usei peito de peru defumado, queijo mussarela, cebolinha, salsinha, manjericão e tomate sem pele e sem semente. Não sei dizer a quantidade ideal de recheio, mil desculpas. Minha proporção não foi boa. Mas o bacana é que dá para preparar com vários tipos de recheio.

Experimente inovar no café da manhã em um fim de semana, quando a turma acorda mais tarde. Em uma hora e meia você terá uma delícia quentinha para começar bem o dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares