domingo, 27 de março de 2011

Torta de ameixa


Taí uma coisa gostosa e fácil de preparar: torta de limão! Por muito tempo nem tentava fazer pois achava que a massa era muito trabalhosa. De repente aprendi numa matéria com um casal de atores globais em algum programa tipo vídeo show uma receita super simples. Minha vida mudou =).

Para a massa, apenas bolacha maisena, manteiga e um pouco de açúcar. O restante da receita também era super simples: leite condensado, creme de leite, limão e suspiro. Barbada. E agora, por que não variar o sabor? O resultado seria mais coisa gostosa e fácil de fazer!

Pois bem! Esta semana comprei lindas ameixas pretas e decidi pôr em prática o raciocínio acima. Na verdade, só o que aproveitei da torta de limão foi a massa. Troquei o recheio pois achei que somente leite condensado e creme de leite não ficaria bom, afinal sem o limão a textura não seria a mesma. Já o suspiro camuflaria a beleza da fruta.

Como nunca havia visto uma torta de ameixas frescas fui em busca de um creme que pudesse combinar com o sabor delas. Usei a receita do creme de uma torta de maçã, mas resolvi substituir o açúcar por leite condensado. Com medo de adoçar demais usei menos do que devia. Por sorte as ameixas estavam bem docinhas e tudo combinou bem.

(28/03/2011) A pedido da minha amiga Regina, aqui está a receita:

Massa
200 g de bolacha maisena triturada
100 g de manteiga sem sal amolecida
1 colher de açúcar refinado

Numa tigela misturar a bolacha triturada, a manteiga e o açúcar com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida. Forrar o fundo e os lados de uma forma redonda e assar em forno moderado pré-aquecido por 5 minutos.

Creme (utilizei outra fórmula, mas o resultado, como disse, não foi o esperado, por isso estou disponibilizando essa)
500 ml de leite
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de amido de milho
Gotas de essência de baunilha

Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até engrossar. Empregue frio na massa já pré-assada.

Cobertura

8 ameixas pretas frescas
Quanto baste de açúcar de confeiteiro

Disponha as ameixas em rodelas, ou no formato que preferir, sobre o creme e leve ao forno moderado por 20 minutos (varia de acordo com o forno).

Bom apetite!

4 comentários:

  1. PQP !!!,,,,estou adorando suas descobertas,,,,lindo.Leve sua torta ao freezer por uma ou duas horas,,,fica mais facil de cortar e melhora a apresentacao das fatias ( nao gruda na faca) .Voce vai longe menina.

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela dica, tio william!
    farei isto da próxima vez =)

    ResponderExcluir
  3. Gabi, que torta linda! Toda cheia de carinho!
    Adoro torta de limão - a minha faço com uma camada de chocolate + Nutella.
    Com relação à massa, esse truque é daqueles que levamos pro resto da vida! Experimente usar o biscoito 'aveia e mel' no lugar do de maisena em alguma receita que você ache que combine.
    Com a de limão fica ótima!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sofia! Vou experimentar mesmo o biscoito, e a Nutella com chocolate na torta de limão.... hmmm já estou imaginando rsrs

    ResponderExcluir

Postagens populares