sexta-feira, 4 de março de 2011

Pâtisserie et boulangerie

mil folhas
Confeitarias mil. Assim como São Paulo possui uma padaria a cada esquina, em Paris não é diferente com as pâtisseries et boulangeries. Vitrines apetitosas e cheias de variedades convidam a uma parada a cada quarteirão. Até nas estações de metrô lojinhas de guloseimas são uma tentação aos olhos e à boca.

Logo na primeira saída fiquei hipnotizada com uma porção de doces à mostra numa charmosa confeitaria a 30 metros do hotel. Meu primeiro pedido, um fraisier. Divino. Massa tipo pão-de-ló, creme chantili e morango, que empresta o nome em francês ao doce. Delicioso e leve. Nada desses bolos enjoativos, cheios de glacê e essência.E o primeiro passeio, Torre Eiffel. Linda e gelada. O frio mais frio que já passei. Mas o assunto aqui é comida. O lanche antes de voltar ao hotel, num quiosque à beira do Rio Sena, foi 'cachorro', vinho e chocolate, tudo quente e muito saboroso.

doce com apricot
Hoje pela manhã, à procura de uma loja de utensílios de cozinha, paramos para pedir informação e aproveitei para experimentar um lindo doce. Não me recordo o nome da iguaria, mas sei que era feita com apricot – damasco fresco. Com massa de pão doce, crème pâtissière, pedaços da fruta e uma leve camada de gelatina de brilho. Très bien!

'sonho' sem recheio
Voltando de La Defénse, à tarde, uma parada para comprar um lanche na estação de metrô – todos comem andando por aqui. Pedi um tipo de sonho, mas sem recheio e de formato diferente, com frutas cristalizadas macias e açúcar por cima. Desculpe-me ser tão repetitiva, mas... delicioso. O sonho sem recheio mais gostoso que já comi na vida.

bomba de café
Já na Galeries Lafayette comi um croissant de apricot. Diferente dos outros doces, este não teve nada de especial. Para compensar parei na confeitaria perto do hotel e comprei um mil folha e uma éclair (bomba) de café. A bomba estava boa, e o mil folhas, meu deus, que delícia!

É isso, dois dias deliciosos em Paris. Já estou ansiosa pelos próximos. No jantar de hoje vou dar uma chance para os salgados, mas o espaço para la dessert está garantido, claro!

vitrines lindas e convidativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares