segunda-feira, 14 de março de 2011

Pobre, mas limpinha... e gostosa

mortadela bologna ceratti, queijo minas padrão e agrião na baguete
Sempre adorei mortadela. Meu sanduíche preferido: pão francês, uma fatia de queijo e uma fatia fininha de mortadela, sem manteiga, peloamordedeus! Mas nunca curti em outras preparações. E na minha época de criança esse embutido era considerado o mais pobrinho de todos. Comia-se mais presunto, e melhor, salames.

De uns tempos pra cá chefs e gourmets têm utilizado e apreciado cada vez mais essa delicinha em pratos até sofisticados. Mas nada bate os sanduíches tradicionais, com um mega recheio; encabeçados pelo famoso sanduba do mercadão em São Paulo.

Lendo a Revista Menu de fevereiro, lá estava ela, sendo testada por chefs. Dez marcas na berlinda e comentários sobre sabor, cheiro, textura e cor. Minhas notas sempre foram mentais, mas lendo a opinião de especialistas, percebo que meu paladar e olfato serão excelentes aliados nesse caminho gastronômico.

Prefiro as mais clarinhas, e adoro as cheirosas. Dispenso as que deixam um ranço depois de engolida, ou, gastronomicamente falando, de retrogosto desagradável. E também não gosto de morder uma pimenta no meio do caminho, mas as entendo, elas realçam o sabor. Pra deixar o sanduíche perfeito, o pão francês também tem que ser bom. Combinado?

Revista Menu de fevereiro/2011 

2 comentários:

  1. Experimente:::salame,queijo de coalho,escarola e tomate com seu pao predileto.Fica de matar com uma loira gelada.

    ResponderExcluir
  2. hmmm já fiquei com água na boca. depois da mortadela, um bom salame me tira do sério rsrs ...e no meu caso, pra acompanhar uma boa cachacinha mineira uai!

    ResponderExcluir

Postagens populares