quinta-feira, 24 de março de 2011

Rocambole de carne com batata

Comida de casa é tudo de bom! Arroz, feijão, salada e rocambole de carne com batata. Sofisticação zero, mas o sabor se equipara a muita iguaria cheia de frescura. Refeição simples e gostosa. O segredo está na dedicação e em bons ingredientes.

Quem disse que só se pode comer bem em restaurantes? Antigamente, antes de eles existirem, somente os reis e a monarquia podiam ser bem servidos à mesa. Boulanger, considerado criador do restaurante, foi preso por ter preparado e servido em seu estabelecimento uma perna de carneiro com molho bechamel! Ainda bem que hoje temos liberdade pra comer bem fora de casa sem perder nossas cabeças =) mas acho que comer bem em casa é ainda mais gostoso!

A receita do rocambole foi resgatada do livro As Melhores Receitas de Claudia que era da minha mãe. Uma das relíquias que guardo com carinho da minha saudosa inspiradora.

comidinha de casa
Rocambole de carne com batata
1 colher (de sopa) de gordura
1 cebola média picada
1 dente de alho pequeno amassado
½ kg de carne bovina moída
1 ovo ligeiramente batido
2 fatias de pão sem a crosta
água
sal a gosto
½ colher (de chá) de orégão (é orégão mesmo, mas usei manjericão desidratado)
pimenta a gosto (usei páprica picante)
2 colheres (de sopa) de farinha de rosca (a de trigo também serve)
2 xícaras de purê de batata temperado
1 colher (de sopa) de salsinha picada

Aqueça o forno. Refogue o alho e a cebola até esta ficar transparente. Transfira para uma vasilha e acrescente a carne moída; incorpore o ovo. Amoleça o pão na água e esprema para retirar o excesso, junte à carne. Adicione sal, pimenta e o orégão e misture bem. Espalhe a mistura num papel impermeável polvilhado de farinha. Faça um retângulo com a carne e distribua o purê por cima. Salpique a salsinha e enrole para formar o rocambole. Asse em forma untada por cerca de 45 minutos ou até que doure. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Gabinha...que tal uma sauce pra cobrir um pouco a carne,???.A foto esta boa,,,,mas,,,,eu colocaria um raminho de salsa pra compor a "salada"e ajudar na cor. De qualquer maneira,,,,fiquei sonhando com os sabores.Parabens. Tio William.

    ResponderExcluir
  2. realmente o rocambole não ficou esteticamente bonito. um molhinho ajudaria rsrs
    estou adorando as dicas! obrigada por compartilhar sua experiência comigo =)

    ResponderExcluir

Postagens populares