domingo, 3 de julho de 2011

Codorna assada


Este tempo que estou trabalhando em casa confirmou minha predileção pela adrenalina. Contraditoriamente, assumo minha preguiça. Por isso mesmo gosto de ação, para não esmorecer! Para um almoço especial escolhi um ingrediente que nunca havia utilizado. Codorna. Um desafio.

O prato era somente para meu marido, que adora a iguaria, então utilizei apenas três aves. Para a marinada, meia garrafinha daquelas de 187ml de vinho tinto, cinco dentes de alho picado, sal e lemon pepper. Como acompanhamento, batatas assadas com a codorna.

Deixei as codornas marinando de um dia para o outro na geladeira, virando de vez em quando para que o sabor fosse absorvido uniformemente pela carne. Antes do preparo, sequei as codornas e separei a marinada coada.

Numa frigideira larga, fritei as codornas em óleo e manteiga até ficarem douradas por igual. Transferi as aves para um refratários e dispus duas batatas boleadas e previamente cozidas em água e sal em volta das aves. Alumínio e forno, 200oC por 25 minutos.

Na mesma frigideira e gordura em que as codornas foram fritas acrescentei uma cebola roxa fatiada. Deixei suar e adicionei o restante do vinho e a marinada que estava reservada. Em fogo baixo o molho reduziu por cerca de 10 minutos (depende do fogo, é bom ficar de olho). No final juntei cebolinha picada e uma colher de chá de manteiga gelada. Esta foi a ‘cama’ da codorna no prato.

Eu confesso que não gosto de codorna. Não comi. Meu comensal adorou! Roeu os ossinhos e ficou super satisfeito. Para meu deleite. Gosto de cozinhar coisas saborosas para comer, mas gosto mais ainda quando outras pessoas se satisfazem com a minha comida =)

2 comentários:

  1. Olá, Gabriela. Achei incrível sua receita! Parece muito gostosa e, com certeza, muito linda! Estou salvando-a nos favoritos, preciso fazer para comprovar rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beto! Faça mesmo, é super tranquilo. Vou querer saber como ficou =]

      Excluir

Postagens populares