sábado, 2 de julho de 2016

Chantili | creme de leite de lata

Durou quatro horas fora da geladeira sem desmontar

Estava há um bom tempo sem cozinhar. No dia a dia almoço no trabalho e monto sanduíches no jantar. Sinto falta de preparar comidas especiais. Não precisa ser elaborada, cara ou demorada, mas tem que ser especial por algum ingrediente ou mesmo por alguma ocasião.

Para acabar com essa pausa aproveitei o São João, fiz amendoim doce - só 20% do açúcar ficou grudado no amendoim -, torta de legumes - não ficou boa -, empada de palmito - recheio divino como sempre -, bolo de cenoura com brigadeiro - ficou delícia, mas não ficou bonito -, quentão - estava bem gostosa a dose que não entornou no porta-malas no caminho da festa. 

Um balanço ótimo para quem precisa de um gás para aproveitar o embalo da frequência. Preciso retomar a prática de verdade para voltar a cozinhar tudo fácil e gostoso rs!

Menos de uma semana e me comprometi a fazer o bolo de aniversário de uma amiga muito querida. Escolhi o pão-de-ló, pensei em morangos e creme branco. Sem muito tempo e sem muito dinheiro, troquei para pão-de-ló+bicho-de-pé+chantili. 

Não vou nem colocar a receita do pã-de-ló porque não ficou como deveria. Fiz sem batedeira, não cresceu e ainda ressecou.

O recheio é bem simples:
2 latas de leite condensado
1 caixinha de gelatina de morango
1 colher de manteiga
1/2 caixinha de creme de leite

Leve ao fogo o leite condensado e a manteiga e mexa até o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente o pó da gelatina e o creme de leite, mexa até ficar lindo. Reserve.

Para o chantili, atenção:
100g de manteiga
4 colheres de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
quanto baste de baunilha
Tudo deve estar bem gelado.

Leve a lata de creme de leite ao congelador por quarenta minutos. Deixe os utensílios da batedeira na geladeira enquanto isso. Após separar o soro do creme de leite mantenha na geladeira e já comece a bater em velocidade alta a manteiga com o açúcar até ficar esbranquiçado. Acrescente a baunilha sem parar de bater e em seguida o creme de leite. Bata por mais ou menos 7 minutos. Depende da sua batedeira. Observe a textura, fica fofíssima.

Detalhe: no meio do preparo achei que não ia dar certo, estava com a textura como se estivesse talhado. Coloquei tudo na geladeira e só bati novamente algumas horas depois. Mantive na própria tigela da batedeira. Alguns minutos batendo em alta velocidade e funcionou! Não ficou muito doce e equilibrou o exagero do bicho-de-pé. Decorei com delicados <3

P.S.: Aqui é difícil de encontrar creme de leite fresco. Mas agora isso não é mais uma desculpa para não ter chantili nas sobremesas =}.  

Vivi, a aniversariante linda e querida | Foto da também linda e querida Denise Somera

3 comentários:

  1. Costumo usar o chantilly em caixinha UHT, como a do creme de leite de caixinha. Funciona super bem e fica bastante similar ao feito com creme de leite fresco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei nesse, Cleide! Quase comprei aquele Fleischmann, mas achei que precisava de muito tempo na geladeira e tive medo de não ter muito gosto. Mas agora sabendo que é bom, vou fazer qualquer dia =}

      Excluir
  2. Estava muito bom !!!! nossa senhora !

    ResponderExcluir

Postagens populares