domingo, 10 de julho de 2016

Bolo de banana sem farinha


A consistência ficou ótima, a farinha não faz falta
Há algum tempo tenho pensado em receitas sem farinha de trigo. Nem é por causa do glúten, que tem sido cortado da dieta de muita gente. Mas porque meu marido tem a taxa de açúcar elevada e evita alimentos com farinha de trigo e açúcar. Acabo nunca levando adiante o que pesquiso pois as opções nem sempre são fáceis de encontrar ou encarecem demais o preparo.

Ontem, ao procurar uma receita de bolo de banana, encontrei algumas que utilizavam aveia no lugar da farinha. E aveia aqui em casa nunca falta. Uso em várias comidas, tortas salgadas, bolos, biscoitos e até no cuscuz. Ela é boa para a digestão, diminuição do colesterol e controle da glicemia. Mas nunca tinha pensado em substituir a farinha completamente pela aveia. Na verdade, não fiz isso nem desta vez. Usei aveia + amido de milho.

O bolo ficou fofo e bem gostoso. Bom para acompanhar um café. 

Ingredientes
2 ovos
4 bananas
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 de xícara (chá) de óleo
1 e 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos (só tinha aveia em flocos, então passei no liquidificador bem seco e ficou igualzinha)
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 colher bem cheia (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de Preparo
Acenda o forno em temperatura média. Unte uma forma de bolo inglês com margarina e farinha ou aveia. Pique ou corte em fatias duas das bananas e disponha no fundo da forma. No liquidificador, bata os ovos, o óleo, as duas bananas restantes, a canela e o açúcar. Numa tigela coloque a aveia e o amido de milho, acrescente a mistura do liquidificador e mexa com uma espátula até ficar homogêneo. Incorpore o fermento. Despeje na forma sobre as bananas e leve ao forno por cerca de 30 minutos (fique de olho, esse tempo pode variar de forno para forno). Faça o teste do palito. Depois de espetado no bolo ele deve sair sequinho de lá.


Imagine o perfume que ficou na casa....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares