quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Torta de limão


Esta é uma sobremesa coringa. Muitas pessoas gostam e é fácil de preparar. A mais comum leva leite condensado, limão e crème de leite no recheio; base de bolacha maisena com manteiga e cobertura de merengue. Básica! Tanto que já falei sobre ela, mas numa postagem sobre outra torta. Desta vez resolvi fazê-la de um jeito diferente e compartilhar por aqui.

Aprendi esta receita num curso de confeitaria. A massa é tradicional: farinha de trigo, manteiga, açúcar, ovo e sal. No recheio, ovo, açúcar, manteiga e limão, somente. A cobertura é de merengue suíço. Um pouco mais elaborada que a preparação que mencionei primeiro, mas nenhum bicho de sete cabeças!

Primeiro passo da massa: misturar a farinha de trigo e a manteiga até formar uma farofa. Depois vem o açúcar, o sal e, enfim, o ovo. Incorpore até ficar homogênea e deixe descansar já aberta na forma por 30 minutos. Antes de assar faça furos em toda a massa para não estufar. Cuidado para deixar toda a base com a mesma espessura. (Talvez sobre massa. Reserve e faça biscoitinhos =)



Asse por 15 minutos a 160o C. Antes de despejar o recheio, sele a base pincelando clara de ovo.

Para o recheio, misture os ovos e o açúcar com uma espátula ou colher de silicone – não use o fouet. Acrescente a manteiga derretida fria e por fim o sumo do limão. Sem segredos! Leve a base já com o recheio novamente ao forno até dourá-lo levemente. Cubra com o merengue suíço e retorne a forma ao forno até dourar a cobertura.

A única frescura (que não é frescura!) aqui é o termômetro para auxiliar no preparo do merengue suíço. As claras e o açúcar devem ser batidos com o fouet em banho-maria até atingir os 60o C. Depois a mistura é levada à batedeira, onde é batida até esfriar. Parece complicado, mas vale muito a pena. O resultado é excelente; os suspiros ficam firmes e sequinhos =)

O fim de semana já está aí, dá para planejar uma tarde com as amigas, uma surpresa para a mãe ou para a namorada. Prepare pela manhã, pois a torta precisa de algumas horas na geladeira, quanto mais gelada melhor. Boa sorte e divirta-se!

Ingredientes
Massa
250g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal
125g de açúcar
1 ovo
1g de sal

Recheio
2 ovos
135g de açúcar
40g de manteiga
2 limões médios

Merengue suíço
200g de açúcar
100g de claras

2 comentários:

  1. Oi gabriela,
    tenho acompanhado o seu blog e acho as receitas que você posta muito boas.
    Recentemente fiz o meu próprio blog e gostaria que você desse uma passadinha por lá.
    Continue assim, nos surpreendendo com essas receitas gostosas... mas gostaria que vc colocasse, também, receitinhas para facilitar o dia-a-dia de uma dona de casa sem tempo (como eu).
    bjo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Ë gostoso ter um lugar para falar das nossas coisas, né. Um modo de desabafar e de fazer contato com quem gosta das mesmas coisas que nós =)
    gostei do seu blog tbm, é bom ser ousada rsrs
    gosto de receitas práticas, vou pensar em preparações que facilitem o dia-a-dia corrido da gente!
    beijo e obrigada pelo contato!

    ResponderExcluir

Postagens populares