sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Musse de chocolate

Fui intimada a fazer uma musse de chocolate. Detalhe, o motivo era que a pessoa, o melhor amigo do meu digníssimo, havia provado uma musse "maravilhosa" há uns dias quando os dois estiveram no Rio de Janeiro. Olha a responsabilidade: fazer com que ficasse pelo menos igual à que ele havia comido, ou seja, maravilhosa!

Para não fazer feio – detesto frustrar meus clientes –, escolhi uma receita que eu já havia experimentado num curso que fiz em São Paulo. O problema: leva creme de leite fresco, item escasso em Aracaju City. Toda ida ao supermercado era uma tensão só rsrsrs.

Finalmente, uma semana após o pedido, encontrei o benedetto no GBarbosa da Aruana. Mesmo assim, até chegar em casa e começar o preparo ainda tive medo. É que em muitas das vezes que comprei creme de leite fresco no supermercado, mesmo na validade, o produto estava azedo ou talhado.

chocolate derretendo...
Para não deixar o doce enjoativo, chocolate amargo. Outro item que ultimamente tem feito falta nas gôndolas dos mercados aqui perto de casa. Gosto muito da Nestlé, mas tive que usar o meio amargo da Hershey's, e deu certo.
calda borbulhando...

Outro probleminha no meio do meu caminho: ovo. Não suporto nada que tenha gosto de ovo. Eca! E na confeitaria, muitas preparações levam ovos, algumas mais gemas, outras mais claras. Neste caso uma das duas etapas do todo são 30g de gemas e 44g de ovos batidos e calda de açúcar (44g de açúcar + 15ml de água). Com a calda quente sendo derramada nos ovos batidos (na batedeira em funcionamento, bate até o recipiente esfriar), o gostinho de ovo cru se dissipa, mas ainda há uma vaga lembrança dele.


prontinho para a entrega
A outra etapa, para compensar, é deliciosa. Por mim, ficava só nela e nem acrescentava mais nada. Aqui vem o creme de leite fresco (bem gelado) batido em ponto de chantili e depois o chocolate derretido. 150g e 120g, respectivamente. O creme marrom é lindo!

O pulo-do-gato é envolver as duas misturas de-li-ca-da-men-te. Para não perder a aeração. Acabei me afobando e a musse ficou mais densa do que deveria. Já o sabor... ficou maravilhoso =) Fui surpreendida! Sabia que era gostoso, mas duvidei um pouco por causa do ovo.

A réplica do Márcio foi que ficou “como ele imaginava!”. Considerei uma boa resposta. Isadorinha e Leide também provaram e aprovaram. Um orgulho para mim. Infelizmente não dá pra fazer sempre. Mas não é por causa da falta de creme de leite fresco, não. O problema é o tanto de caloria do quitute rsrsrsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares