sábado, 30 de abril de 2011

Brulê de tapioca


Adoro receitinhas de embalagem. Desde cedo ficava lendo as sugestões dos produtos. Acho que a mais executada por mim é do bom e velho pudim de Leite Moça. Toda vez que tinha churrasco lá em casa meu pai pedia pra fazer.

caramelizado com maçarico
Para minha felicidade, há cada vez mais receitas no mercado. E muitas são boas. A de hoje está no pacote de açúcar refinado da União. Creme de Tapioca com Coco. Mas eu acho mais fino Brulê de Tapioca, e é assim que vou chamar!

A receita é bem fácil e traz um ingrediente peculiar, cada vez mais usado nas cozinhas fora do Norte/Nordeste: a tapioca. Eu gosto bastante da textura e da versatilidade dela, que pode ser combinada com uma grande variedades de ingredientes e sabores.
caramelizado com uma colher quente

O que poderia ser mais complicado no prato é a finalização, mais divertida com o uso do maçarico para caramelizar o açúcar e criar aquela crostinha deliciosamente doce por cima do creme, mas a solução é caseira e funciona direitinho. Basta usar as costas de uma colher aquecida na boca do fogão.

Graças à tecnologia, muito mais que embalagens, as indústrias alimentícias possuem sites! E lá há muito o que explorar =) Vou disponibilizar a receita aqui, mas dá pra encontrá-la na página eletrônica do açúcar União.

Brulê de Tapioca (ou Creme de Tapioca com Coco)
Ingredientes
80 g de tapioca
700 ml de leite
1 pau de canela pequeno
160 g de açúcar refinado
2 gemas peneiradas
300 ml de creme de leite
5 ml de essência de baunilha
50 g de coco ralado seco
açúcar refinado para caramelizar

Modo de preparo
Deixe a tapioca de molho em 400 ml de leite, por cerca de 2 horas. Acrescente o leite restante e a canela. Ferva até que fique macia. Junte o açúcar União e as gemas e mexa até engrossar. Retire do fogo logo após a fervura.

Fora do fogo, junte o creme de leite, o coco e a baunilha. Coloque nas formas e leve à geladeira. Antes de servir cubra com uma fina porção de açúcar e caramelize com um maçarico ou com as costas de uma colher aquecida diretamente sobre a chama do fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares