segunda-feira, 25 de junho de 2012

Empada caipira


Viva São João! Ô período animado! Sergipe fica mais colorido, as pessoas, mais alegres (e famintas). Acho lindo! Na minha infância vivi as festas juninas do interior paulista. Também tinha fogueira, também tinha muita comida com milho, e o forró vinha dos vinis do Trio Nordestino do meu pai, sergipano de Propriá, nascido no Brejo do Cajueiro.

No entanto, nunca fui de preparar pratos típicos. Aliás, nem sei preparar muitos destes pratos! Então, no menu do São João daqui de casa nem tudo é super tradicional. Usei a receita da massa de quiche e preparei empadas de frango. Para deixá-las no clima caipira: milho!

As medidas e o preparo da massa estão aqui =}.

Para o recheio cozinhei um peito de frango. Primeiro fritei bem a peça inteira já na panela de pressão, até ficar bem dourada. Acrescentei louro, semente de coentro moída, cominho, cúrcuma, sal e  pimenta. Água fervente e pressão!

Depois de cozido e desfiado - o caldo reservado -, refoguei o frango com alho e tomate no azeite. Fui mexendo e acrescentando milho, azeitona, o caldo que estava reservado, um copo de requeijão e farinha de trigo (umas duas colheres de sopa) para deixar bem cremoso. Para finalizar salsinha e cebolinha.

Atenção, é importante usar o recheio totalmente frio para rechear a massa, pois essa leva muita manteiga e pode "desandar"com o calor. O design da empada vem com a inspiração do dia =}. 


É fácil e fica uma delícia. O São Pedro vem aí, experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares