quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sentidos

É tão bom viver rodeada do que se gosta. Pessoas, lugares, comidas, sensações. Na minha filosofia, tudo o que desperta o prazer é bem-vindo! Prefiro acreditar que nossos sentidos não nos foram dados apenas para nos alertar sobre o que seja perigoso [vi num documentário que o cheiro que causa mais repulsa ao ser humano é o de um cadáver!].

Certamente é importante atentar para sons, texturas, sabores ou odores nocivos, mas a sensibilidade para o deleite também precisa ser exercitada. Ouvir uma boa música no silêncio, sentindo as notas, deixando o corpo se enlevar.. observar a luz do dia cair à beira de um rio.. respirar fundo ao descascar uma mexerica.. passear a mão sobre uma pele arrepiada.. identificar numa garfada os ingredientes de um recheio..

Passei alguns anos procurando erros no trabalho dos outros. E era paga para isso! Fui revisora de texto o.O rsrsrs. Empregos muito bem-vindos em seu tempo. Sustento da casa, experiência profissional, conquista de amigos e até de amores. Mas faltava o deleite. O prazer na função. Conheço pessoas que adoram revisar texto (Loucas? Definitivamente não. Gosto de coisas muito mais estranhas para a maioria....), mas não era a minha praia.

Hoje, apesar da trabalheira que tem dado, estar na minha própria confeitaria, cozinhando, sentindo aromas e sabores, de frente para uma vista linda, ouvindo a música que eu quero, recebendo amigos e desconhecidos gentis (sempre há exceções), estou muito mais realizada. Mesmo quando bate a insegurança tenho muito mais motivo para seguir em frente.

Sabe aquela história de única certeza da vida; de que o ontem já passou e o amanhã não existe ainda; ou de viver cada dia como se fosse o último? É mais ou menos isso. Sem a certeza do amanhã, mas com a esperança de que ele venha sempre melhor. E viva o deleite, vivam os sentidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares