sábado, 21 de janeiro de 2012

Bendita mangaba

Cheesecake de manga da Casa da Gabriela, com base e recheio bem diferentes da primeira versão, porém igualmente saborosos =}

Não preciso dizer o quanto gosto de confeitaria. Quero muito me tornar uma experta no assunto. Quando pensei em montar a minha própria loja imaginei que minhas manhãs e tardes na cozinha seriam somente de criação, experiências gustativas, doces inéditos.

Tem um pouco disso, sim, mas tem muito de compra de material e ingredientes, manutenção de equipamentos e utensílios, relacionamento com fornecedores (alguns terrivelmente complicados), atendimento no balcão, administração de questões trabalhistas (com o superhipermegatopggpluspersonalité apoio prático do meu contador, gerente, consultor e marido – paciente – Daniel =).

Mesmo com as tarefas de escritório a cozinha está sempre a minha espera, e quando vou pra lá me realizo. Entre meus xodós gastronômicos estão as cheesecakes de frutas. Adoro essa mistura de estilos... uma sobremesa leve e quase clichê com sabores intensos e inesperados.

É comum encontrar sucos, sorvetes e compotas feitos com frutas – deliciosas – do Nordeste, mas não nos deparamos muito com esses mesmos sabores de outras formas, como recheio de um bolo, por exemplo. Certa vez, fugindo da goiabada, testei uma geleia de mangaba para cobrir uma cheesecake e me apaixonei =}.

Essa, aliás, foi uma das primeiras eleitas do cardápio da Casa da Gabriela. Depois da substituição completa da receita, com base mais leve que a da bolacha maisena e recheio que precisa ser assado, o que o deixa muito mais macio, nesta versão o sabor da cobertura sobressai como deve ser.

E existe algo mais sergipano que mangaba? Para os turistas, novidade; para os conterrâneos (assumo orgulhosa a sergipanidade por minha conta!), lembranças e deleite. Hoje já tenho na vitrine, além da mangaba, cajá, siriguela e manga.

Todas combinam muito bem com o recheio e a base. Quero me atrever com outros tipos de doce e fruta, como o umbu e o jambo, e charlotes ou bavaroises (tô metida, né? rsrsrs são espécies de musses, a primeira acompanhada de base parecida com pão-de-ló!). E ainda encontro um lugarzinho para o caju! Ah, se encontro... ;-).

A primeira versão, com geleia de mangaba, ainda com massa de bolacha maisena e recheio que não vai ao forno

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se vc pode mandar a receita da torta de mangaba

    ResponderExcluir

Postagens populares