terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Peixe frito com legumes grelhados


Adoro peixe frito! Mas o preparo nunca foi muito simples pra mim. O dito-cujo vez ou outra gruda na frigideira, desfaz-se todo, é uma resenha. Lembro que meu pai fritava pedaços de tilápia e de chira envolvidos na farinha de mandioca, o que ajudava, e muito, a mantê-los inteiros até serem servidos no café da manhã ou no café da noite*. Farinha de trigo é outro ingrediente que sustenta a peça durante a fritura.

Ambas interferem no sabor – não que seja ruim –, e eu prefiro preparar direto na gordura. O problema é que é preciso abusar um pouco da “graxa”.. hehe.. Nessa preparação usei manteiga e azeite. Nem foi tanto assim, mas o suficiente para deixar os filés soltos da frigideira.

Outra dica é não ficar mexendo no peixe enquanto frita. Deixe-o dourar todo de um lado antes de virar. Pode verificar com uma espátula se não está grudando no fundo, mas bem de leve! Melhor até é fazer isso movendo a frigideira com cuidado para soltar o filé. Fiz assim e deu certo ;).

Para o acompanhamento, legumes grelhados. Abobrinha, berinjela e tomate em rodelas. Cebolinha picada depois de prontos. Tudo feito no grill só com um fio de azeite, sal e pimenta moída na hora. No final, para o peixe: gergeliiimmm {coraçãozinho!}. Prato perfeito para uma refeição rápida, leve e gostosa!

* Em Sergipe o jantar não é como o almoço (arroz+feijão+salada+mistura), aqui se serve café com leite e pão, bolo, cuscuz de milho ou de arroz, tubérculos como batata doce, mandioca e inhame, e alguma proteína, que pode ser peixe, frango, carne de boi ou de bode. Outra curiosidade é que quando a carne é frita chamam de carne assada, e quando é cozida chamam de carne frita! Rs!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares