quarta-feira, 26 de junho de 2013

Quentão {doce}


 
São João é bom demais! Eu, com esse sangue nordestino misturado ao paulista, só podia ser uma amante dos festejos juninos. Desde criança vejo fogueira acesa ao lado de casa, bombinha estourando no meio da criançada e milho, muito milho. De todas as maneiras ele aparece na mesa. Assado, cozido, em doce e salgado.

Já adolescente venho morar em Aracaju e descubro um universo em torno do São João muito maior do que o das festas juninas de escola e de bairro que rolava em Jundiaí. Lá era bem legal também! Mas aqui em Sergipe, aqui em Sergipe é perfeito!

Mas desde sempre observava que duas coisas bem presentes nas festas juninas do sudeste não aparecem muito por aqui. Quentão e vinho quente! Quando era criança tinha muita curiosidade de provar os dois, mas, claro, não podia. E agora já adulta não provava pois não encontrava nenhuma das bebidas nas festas em que ia.

Pois bem, para matar essa vontade, este ano resolvi tentar fazer o bendito quentão! E o resultado foi excelente. Ficou uma delícia. E o melhor, foi feito num fogão a lenha! {infelizmente não fiz fotos do fogão =/ }.

A receita eu procurei na internet. Encontrei várias versões. Escolhi uma e segui um pouco do instinto, do que podia colocar mais ou menos. Acabei exagerando no açúcar {acho que foi o coração... hehe}. Mesmo assim ficou bem gostoso!

Enfim, quero repetir a receita mesmo sem o pretexto do São João. E na próxima vez quero acrescentar cardamomo =}.

Ingredientes
1 litro de {uma boa} cachaça
2 litros de água
300g de açúcar {caso ache necessário vá acrescentando mais aos poucos. eu usei 500g e achei demais}
50g de gengibre cortado em fatias
Casca de 2 laranjas
Casca de 2 limões
Canela em pau a gosto {usei uma de uns 20cm}
Cravo a gosto {usei um punhado pequeno}

Modo de preparo
Leve o açúcar e um pouco de água {o suficiente pra cobrir o açúcar} ao fogo para formar uma calda. Quando começar a ferver, acrescente as cascas de fruta, a canela, o cravo e o gengibre e deixe ferver alguns minutinhos. Acrescente o restante da água. Quando ferver novamente coloque a cachaça com cuidado {e fora do fogo} para não sofrer nenhum acidente. Deixe ferver e tampe. Tá pronto! =} Mantenha aquecido.

 
Viva São João!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares