segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bolo sabor família

 
Domingo tem cara de família. Há muitos anos, os fins de semana na minha casa eram coloridos por primos e tios, churrasco comandado por meu saudoso, talentoso e querido Antonio Ruy, pudim de leite na geladeira e gargalhadas! Mais alguns anos atrás e encontravam-se crianças jogando videogame ou fugindo da louça pra secar; um gordinho ousado que regava a horta do cunhado com xixi e o tricô das irmãs na cozinha e em idas à Pandoro (de Jundiaí!) para providenciar o pãozinho do café da tarde, enquanto os cabras machos cochilavam depois de tanta carne e conversa.

O tempo afastou e levou definitivamente alguns dos protagonistas desses domingos, mas família bacana é o que não falta por aqui, e ontem foi um domingo colorido! Não teve churrasco, mas café da tarde e gargalhada teve de sobra =}.

Para receber meus primos de Aquidabã, que estavam em Aracaju curtindo uma praia, resolvi fazer um bolo. Com duas laranjas, avelãs, açúcar mascavo e farinha de trigo integral adaptei uma receita de bolo de laranja do Oriente Médio de um dos meus livros. Ficou lindo! Não tão úmido, acho que por causa da farinha integral, mas bem saboroso e saudável!

Para acompanhar, deliciosos cappuccinos da tia Socorro – que para minha alegria tenho como vizinha =}. A conversa rendeu, vovó Zélia chegou e ainda jantamos nesse clima delicioso de família, carinho e aconchego. 

separar os ingredientes antes facilita o preparo
Bolo de laranja adaptado

Ingredientes
225g de farinha de trigo integral
5 ovos
125g de açúcar mascavo
50g de açúcar demerara
1 laranja bem grande (250g) batida no liquidificado, sem casca e sem caroço, mas com bagaço
50g de avelã triturada
1 colher de chá de fermento em pó



Modo de Preparo

Aqueça o forno em 180 graus. Bata, em banho-maria, os açúcares e os ovos até que a mistura fique esbranquiçada e espessa o suficiente para deixar rastro ao se retirar o batedor. Tire do fogo e leve à batedeira para aerar um pouco mais. Acrescente as avelãs, a laranja, a farinha e o fermento e envolva tudo delicadamente com um pão-duro. Despeje em forma untada e enfarinhada. Meu forno é elétrico e aquece tanto embaixo como em cima, por isso, em 30 minutos o bolo já estava assado. Num forno convencional pode demorar até uma hora. Após os trinta minutos, observe se a massa já aparenta estar firme. Quando estiver pronto, o bolo se solta das laterais. Faça o teste com um palito de dentes, que deve sair sequinho depois de espetado na massa. Retire do forno e deixe esfriar 10 minutos, desenforme e deixe descansar sobre uma tela. Sirva morno ou frio.
Para decorar, açúcar polvilhado – dê preferência ao demerara, se preferir mais fino, triture uma porção no liquidificador. Chame a família e bom apetite!


massa pronta para ir ao forno


massa firme e com um tom lindo


ingredientes in natura dão charme à decoração


2 comentários:

  1. oi gabriela, sempre dou uma passadinha por aqui esse bolo deve ter ficado uma delícia, o problema com a farinha de trigo integral vc pode resolver comprando uma no empório naturista, a que tem lá é a melhor. abraços.

    ResponderExcluir

Postagens populares