domingo, 14 de abril de 2013

Doce de jenipapo


Adoro suco de jenipapo! Não sei por que tanta gente não gosta. Ainda melhor que é uma fruta super nutritiva. Mas assim como outras frutas tão gostosas que encontro por aqui, não é explorada de maneira diversificada. Suco e sorvete são as formas mais encontradas.

Há pouco tempo um amigo me contou sobre um doce de jenipapo que é vendido no mercado municipal e fiquei curiosa. Mas acabei não procurando o bendito doce. Postei sobre meu amor pelo suco da fruta no facebook esta semana e eis que outro amigo mandou uma receita de doce de jenipapo e se dispôs a mexer o tacho comigo. Perfeito!

Oito jenipapos, 600g de açúcar e muita conversa pra embalar o ritmo na panela. É preciso mexer sem parar até dar ponto de brigadeiro. Acabamos tricotando demais e o ponto passou um micro. Depois de frio, uma parte ficou açucarada. Ou seja, menos conversa e menos tempo de fogo na próxima vez rs.

Lembrei-me dos brigadeiros de cupuaçu que vendíamos na Casa da Gabriela e decidi experimentar com o doce de jenipapo. Combinação excelente! Usei chocolate em pó para envolver as bolinhas como fazia com as de cupuaçu, e o resultado é uma mistura orquestrada de sabores.

O amargo do chocolate em pó toma conta da boca assim que mordemos o doce. Mas aí vem o docinho do brigadeiro aparecendo, aparecendo... E de repente o jenipapo toma conta de tudo, e ao mesmo tempo se transforma ao se misturar com os outros sabores. Delicioso. E fácil! Excelente para esse recomeço na cozinha =}.
 
Doce de jenipapo
Ingredientes
6 jenipapos sem sementes
600g de açúcar

Modo de Preparo
Retire a casca e as sementes dos frutos e bata somente a polpa num processador até formar uma pasta. Leve ao fogo médio com todo o açúcar. Panelas de fundo grosso são ideais para fazer doces pastosos. Mexa sem parar até chegar ao ponto de brigadeiro. Deixe esfriar e modele como desejar. Passe no açúcar cristal e sirva. Se desejar, utilize como recheio de docinhos.

Envolvido em brigadeiro e chocolate em pó, o doce de jenipapo se transforma.

6 comentários:

  1. Amoooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Posso usar leite condensado no lugar do açúcar?

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriela, eu posso usar leite condensado no lugar do açúcar?

    ResponderExcluir
  4. Flor, vc tem como me passar a receita do seu docinho de cupuaçu? Beijos

    ResponderExcluir
  5. delicia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. adooooro td de jenipapo , agora mesmo estou fazendo um doce da fruta .

    ResponderExcluir

Postagens populares