Finalmente cozinhei grão-de-bico em casa. Gosto bastante, mas como minhas panelas de pressão estão com as tampas sem funcionar acabo não cozinhando nada que precise de muito tempo sem elas. Nota mental: mandar consertar as tampas das panelas de pressão!
Normalmente comprava o grão-de-bico já cozido no supermercado, mas é bastante caro. Resolvi usar minhas panelas normais para cozinhar o bendito grão. Na verdade não são tão normais. É um tipo de panela feita com vários metais que cozinha os alimentos mesmo depois que o fogo é desligado. A tampa e a panela se vedam com o vapor, mesmo sem nenhuma trava. Mas não consegui cozinhar totalmente assim. Tive que voltar ao fogo por mais alguns minutos.
Esta semana acabei pegando uma virose do meu marido e queria uma comida quentinha e com bastante alho para fortalecer meu organismo. O grão-de-bico foi uma excelente escolha pois fornece energia ao corpo. Também me vali do tomate, que contém agentes anti-inflamatórios. Só faltou a salsinha, que também possui propriedades anti-inflamatórias e combina com tudo.
INGREDIENTES
200g de grão-de-bico cozido
2 tomates grandes cortados em cubo
5 dentes de alho grandes
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta moída na hora a gosto
Ervas secas ou salsinha fresca a gosto
1 a 2 xícaras (chá) da água do cozimento do grão-de-bico
PREPARO
Doure o alho picado no azeite. Acrescente os tomates e refogue. Adicione o grão-de-bico, refogue mais um pouco e coloque 1 xícara da água em que o grão-de-bico foi cozido. Se o grão estiver bem cozido você não precisará acrescentar mais água. Deixe ferver. Tempere com sal e pimenta. Por último, acrescente a salsinha picada e em seguida desligue o fogo.
Isto é o que eu chamo de comfort food =}.
Nenhum comentário:
Postar um comentário