sexta-feira, 8 de julho de 2016

Molho tártaro

 
Use como entrada num almoço da família


Este é um molho bem fácil de fazer e que pode acompanhar uma variedade de petiscos e bases. Um fator importante é a qualidade do picles, não use aquele que a gente come fazendo careta. O pepino e a cenoura dão o colorido característico do molho tártaro. Neste caso a azeitona recheada também ajudou. Se quiser pode acrescentar salsinha e cebolinha picadinhas.

Empanados e iscas de frango, camarão e peixe são, para mim, a opção mais gostosa de acompanhamento. Num hambúrguer, ou em qualquer outro sanduíche, e em canapés também cai super bem. Aqui eu combinei com torradas.

Usei pão francês integral, que eu congelei para não desperdiçar há uns dias. Fica mais fácil de cortar. Não usei manteiga nem margarina, preferi azeite e fatiei bem fininho.

Para o molho tártaro:
50g de creme de leite
2 colheres (sopa) rasas de maionese
Suco de meio limão (pode ser de garrafinha)
Sal
Picles (cenoura, pepino, nabo em conserva)
Azeitonas recheadas
Pedaço pequeno de cebola

Preparo:
Pique em cubos bem pequenininhos a cebola, os picles e as azeitonas. Calcule partes iguais de cada ingrediente lembrando que a quantidade final vai interferir na consistência do molho. Numa tigela pequena, junte o limão ao creme de leite e bata rapidamente com um garfo. Acrescente a maionese e bata mais um pouco até ficar homogêneo. Se quiser mais fluido coloque mais creme de leite. Envolva os vegetais nesse molho. Acerte o sal. Leve à geladeira por pelo menos 15 minutos antes de usar. Sirva sobre a base - torradas, bolachas -, como recheios nos sanduíches ou numa tigelinha para mergulhar o acompanhamento.

O acompanhamento de hoje foi suco de goiaba da Pomar

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Cuscuz recheado

No próximo vou caprichar mais no queijo, no sal e na salsinha

No caminho de volta pra casa, pensando no que preparar para o jantar, passei por um carro plotado com a foto de um cuscuz recheado. Bingo! Não tem o preparo muito diferente do cuscuz tradicional. Basta acrescentar o ingrediente que quiser. Ficou bom =)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de milho para cuscuz - gosto do flocão
2 colheres cheias (sopa) de aveia
1 xícara (chá) de água
sal e pimenta a gosto
1 xícara (chá) de carne de sol picadinha
1/2 xícara (chá) de queijo mussarela em cubinhos
1 colher cheia (sopa) de cebola picada
2 colheres cheias (sopa) de salsinha picada
azeite

Preparo
Coloque a farinha, a aveia e o sal numa tigela, vá acrescentando a água aos poucos enquanto mistura com as mãos ou com um garfo. Deixe descansar tampado. Ferva dois copos de água e escalde rapidamente a carne. Aqueça o azeite numa frigideira e refogue a carne, acrescente a cebola e doure mais um pouco. Tempere com a pimenta e junte a salsinha. Desligue o fogo e deixe amornar. Acrescente a carne à farinha e junte o queijo. Misture bem e preencha o cuscuzeiro (já com a água no fundo rs!). Leve ao fogo médio. Não sei dizer o tempo para ficar bom, eu me guio pelo cheiro e aí confiro a textura. É bom ficar de olho para não ressecar. Depois de apagar o fogo, deixe descansar por cinco minutinhos. 

Aqui em casa a gente ama cuscuz com manteiga, mas também curte um requeijão cremoso de vez em quando. Servi tomatinhos tipo uva e o restinho de uma salada de agrião para acompanhar. Só sobraram migalhas e a louça pra lavar! Experimente.

Suco de acerola da Pomar para acompanhar s2

sábado, 2 de julho de 2016

Chantili | creme de leite de lata

Durou quatro horas fora da geladeira sem desmontar

Estava há um bom tempo sem cozinhar. No dia a dia almoço no trabalho e monto sanduíches no jantar. Sinto falta de preparar comidas especiais. Não precisa ser elaborada, cara ou demorada, mas tem que ser especial por algum ingrediente ou mesmo por alguma ocasião.

Para acabar com essa pausa aproveitei o São João, fiz amendoim doce - só 20% do açúcar ficou grudado no amendoim -, torta de legumes - não ficou boa -, empada de palmito - recheio divino como sempre -, bolo de cenoura com brigadeiro - ficou delícia, mas não ficou bonito -, quentão - estava bem gostosa a dose que não entornou no porta-malas no caminho da festa. 

Um balanço ótimo para quem precisa de um gás para aproveitar o embalo da frequência. Preciso retomar a prática de verdade para voltar a cozinhar tudo fácil e gostoso rs!

Menos de uma semana e me comprometi a fazer o bolo de aniversário de uma amiga muito querida. Escolhi o pão-de-ló, pensei em morangos e creme branco. Sem muito tempo e sem muito dinheiro, troquei para pão-de-ló+bicho-de-pé+chantili. 

Não vou nem colocar a receita do pã-de-ló porque não ficou como deveria. Fiz sem batedeira, não cresceu e ainda ressecou.

O recheio é bem simples:
2 latas de leite condensado
1 caixinha de gelatina de morango
1 colher de manteiga
1/2 caixinha de creme de leite

Leve ao fogo o leite condensado e a manteiga e mexa até o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente o pó da gelatina e o creme de leite, mexa até ficar lindo. Reserve.

Para o chantili, atenção:
100g de manteiga
4 colheres de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
quanto baste de baunilha
Tudo deve estar bem gelado.

Leve a lata de creme de leite ao congelador por quarenta minutos. Deixe os utensílios da batedeira na geladeira enquanto isso. Após separar o soro do creme de leite mantenha na geladeira e já comece a bater em velocidade alta a manteiga com o açúcar até ficar esbranquiçado. Acrescente a baunilha sem parar de bater e em seguida o creme de leite. Bata por mais ou menos 7 minutos. Depende da sua batedeira. Observe a textura, fica fofíssima.

Detalhe: no meio do preparo achei que não ia dar certo, estava com a textura como se estivesse talhado. Coloquei tudo na geladeira e só bati novamente algumas horas depois. Mantive na própria tigela da batedeira. Alguns minutos batendo em alta velocidade e funcionou! Não ficou muito doce e equilibrou o exagero do bicho-de-pé. Decorei com delicados <3

P.S.: Aqui é difícil de encontrar creme de leite fresco. Mas agora isso não é mais uma desculpa para não ter chantili nas sobremesas =}.  

Vivi, a aniversariante linda e querida | Foto da também linda e querida Denise Somera

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bolo de chocolate com doce de leite


 
Preparei um bolo para minha afilhada Rafaela =}. Chocolate com doce de leite! No supermercado (Bompreço), em busca dos ingredientes, já havia colocado na cestinha uma dezena de kit kats para usar no bolo, mas vi uns pacotinhos de canudinhos de biscoito recheados com doce de leite e cobertos com chocolate. Comparei o preço, o peso, o formato e decidi experimentar um. Delícia! Apostei na troca e funcionou =).
Massa
3 claras em neve
3 gemas
1 xícara de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 ½ xícaras de açúcar
2 xícaras de leite
3 colheres de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
Bata a manteiga, as gemas e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescente alternadamente a farinha com o chocolate peneirados e o leite. Misture o fermento e em seguida as claras em neve. Asse em forno médio.
Recheio
500g de doce de leite
Cobertura (ganache)
Um tablete de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
Leve o creme de leite ao fogo. Quando começar a ferver desligue o fogo, acrescente o chocolate picado e mexa até ficar homogêneo.
Montagem
Corte o bolo e quatro camadas. Se a forma for rasa, faça em duas!
Recheie cada camada com doce de leite. Cubra o bolo com a ganache e enfeite com os tubinhos de chocolate. Festeje rs!
 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Camarão com abobrinha


 
Quando criança eu não comia camarão. Era comida de rico. Na adolescência eu não fazia a mínima questão. Aliás, nem gostava muito. Só comia com meu pai os pitus do Rio São Francisco que meu tio Leto levava para a fazenda (ele não podia comer muitos, e eu comia pra sobrar menos pra ele).

Mas já adulta tive uma reação alérgica severa quando comi um estrogonofe do bicho. Foi então que, em vez de evitar, comecei a comer sempre um salgadinho de camarão aqui, um pedacinho de torta de camarão ali, um copinho de creme de camarão acolá.. E aconteceu o milagre! Nada de alergia =} E mais, me apaixonei pelo crustáceo cor-de-rosa!

Agora, vez ou outra compro um pacotinho dele congelado e cozido pra fazer uma brincadeirinha. É claro que os frescos são mais saborosos. Mas ainda tenho receio de comprar em qualquer lugar. Deve ser frescura mesmo.. Enfim, o fato é que tenho a ideia quando já estou no supermercado, e aí acabo comprando o mais fácil. Mas já está nas minhas metas culinárias preparar algo com belos e robustos camarões frescos =}.

Desta vez fiz um ensopadinho de camarão com abobrinha. Sempre começo refogando alho ou cebola picados no azeite. Acrescento um tomate picado e deixo fritar mais um pouquinho. Aí vem a abobrinha picada. É bom mexer sempre no fogo médio. Neste momento, para não acrescentar mais água, coloco o sal. Ele desidrata o tomate e a abobrinha e cria um suquinho no fundo da panela. Antes de a abobrinha cozinhar completamente coloco os camarões. Mais uns minutinhos de fogo, pimenta, salsinha, gergelim torrado e pronto!

Esses ensopadinhos são fáceis de fazer e ficam uma delicinha. Bons pra comer com pão francês, arroz branco ou cuscuz. Hummm ensopado com cuscuz é o ouro!

Dá para substituir tudo nessa receita. Abobrinha por berinjela ou batata... Camarão por peixe. E também pode acrescentar ingredientes. Azeitonas, cenoura, milho. Vasculhe a geladeira e a despensa ;).

Assim como em sopas, adoro um queijinho no ensopado =}

Postagens populares