terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bolo de chocolate com doce de leite


 
Preparei um bolo para minha afilhada Rafaela =}. Chocolate com doce de leite! No supermercado (Bompreço), em busca dos ingredientes, já havia colocado na cestinha uma dezena de kit kats para usar no bolo, mas vi uns pacotinhos de canudinhos de biscoito recheados com doce de leite e cobertos com chocolate. Comparei o preço, o peso, o formato e decidi experimentar um. Delícia! Apostei na troca e funcionou =).
Massa
3 claras em neve
3 gemas
1 xícara de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 ½ xícaras de açúcar
2 xícaras de leite
3 colheres de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
Bata a manteiga, as gemas e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescente alternadamente a farinha com o chocolate peneirados e o leite. Misture o fermento e em seguida as claras em neve. Asse em forno médio.
Recheio
500g de doce de leite
Cobertura (ganache)
Um tablete de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
Leve o creme de leite ao fogo. Quando começar a ferver desligue o fogo, acrescente o chocolate picado e mexa até ficar homogêneo.
Montagem
Corte o bolo e quatro camadas. Se a forma for rasa, faça em duas!
Recheie cada camada com doce de leite. Cubra o bolo com a ganache e enfeite com os tubinhos de chocolate. Festeje rs!
 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Camarão com abobrinha


 
Quando criança eu não comia camarão. Era comida de rico. Na adolescência eu não fazia a mínima questão. Aliás, nem gostava muito. Só comia com meu pai os pitus do Rio São Francisco que meu tio Leto levava para a fazenda (ele não podia comer muitos, e eu comia pra sobrar menos pra ele).

Mas já adulta tive uma reação alérgica severa quando comi um estrogonofe do bicho. Foi então que, em vez de evitar, comecei a comer sempre um salgadinho de camarão aqui, um pedacinho de torta de camarão ali, um copinho de creme de camarão acolá.. E aconteceu o milagre! Nada de alergia =} E mais, me apaixonei pelo crustáceo cor-de-rosa!

Agora, vez ou outra compro um pacotinho dele congelado e cozido pra fazer uma brincadeirinha. É claro que os frescos são mais saborosos. Mas ainda tenho receio de comprar em qualquer lugar. Deve ser frescura mesmo.. Enfim, o fato é que tenho a ideia quando já estou no supermercado, e aí acabo comprando o mais fácil. Mas já está nas minhas metas culinárias preparar algo com belos e robustos camarões frescos =}.

Desta vez fiz um ensopadinho de camarão com abobrinha. Sempre começo refogando alho ou cebola picados no azeite. Acrescento um tomate picado e deixo fritar mais um pouquinho. Aí vem a abobrinha picada. É bom mexer sempre no fogo médio. Neste momento, para não acrescentar mais água, coloco o sal. Ele desidrata o tomate e a abobrinha e cria um suquinho no fundo da panela. Antes de a abobrinha cozinhar completamente coloco os camarões. Mais uns minutinhos de fogo, pimenta, salsinha, gergelim torrado e pronto!

Esses ensopadinhos são fáceis de fazer e ficam uma delicinha. Bons pra comer com pão francês, arroz branco ou cuscuz. Hummm ensopado com cuscuz é o ouro!

Dá para substituir tudo nessa receita. Abobrinha por berinjela ou batata... Camarão por peixe. E também pode acrescentar ingredientes. Azeitonas, cenoura, milho. Vasculhe a geladeira e a despensa ;).

Assim como em sopas, adoro um queijinho no ensopado =}

Postagens populares