bastante carne para acompanhar |
Em busca de receitas para o creme encontrei preparações muito básicas, e sempre com caldo de legumes industrializado. Não gosto de usá-los, acho que a comida fica sempre com o mesmo sabor, que não é dos melhores.
Com a ideia na cabeça, fui atrás da abóbora. Optei pela paulista, acho mais macia, delicada. E como, surpreendentemente, havia alho-poró no GBarbosa a receita estava pronta. Creme de abóbora com alho-poró.
Cozinhei a abóbora em pedaços na água em que já havia cozinhado a charque, para dar o sabor que o caldo em cubinhos sonha alcançar. Descasquei e apenas amassei a polpa com o garfo. Bater no liquidificador acaba com a textura da abóbora.
Para não deixar o creme ‘pesado’, deixei o alho-poró apenas suar na manteiga. O sabor amendoado da manteiga queimada ficaria marcante e não era essa a minha intenção. Logo acrescentei a abóbora já cozida e amassada. Quando começou a ferver adicionei creme de leite e deixei ferver novamente. Não é o de caixinha normal nem o fresco. Uso um especial para preparações culinárias, é fácil de encontrar no Makro.
Desfiei a carne seca já cozida e reservei num recipiente para ficar à mesa. Quando peço um creme ou um caldo que vem com uma carninha por cima fico frustrada na metade, quando o acompanhamento acaba, por isso o ofereço do início ao fim!
Como não poderia ser diferente, ofereci também a sobremesa: charlote de banana com chocolate. Leve e muito saborosa. O detalhe é que não ficou linda. Errei no ponto do biscuit, fui ansiosa e a massa quebrou.. mas com a bavaroise de baunilha e anis deliciosa e a ganache de chocolate com limão de lamber os dedos, montei a charlote mesmo assim. O mais importante é que minhas convidadas gostaram =)
aperitivos para fazer hora |
Creme de abóbora com alho-poró
Ingredientes
800 g de abóbora paulista
1 alho-poró
500 g de charque
150 ml de creme de leite
20 g de manteiga
sal e pimenta a gosto
charlote de banana com chocolate |
Nenhum comentário:
Postar um comentário